Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256872
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Valoração dos atributos de qualidade do tomate de mesa = um estudo com atacadistas da CEAGESP
Title Alternative: Valuation of the attributes of quality of tomato : a study whith the wholesakers CEAGESP
Author: Oliveira, Sabrina Leite de
Advisor: Ferreira, Marcos David
Abstract: Resumo: A grande variação no valor do tomate de mesa, do mesmo grupo varietal, mesma classificação e no mesmo dia de comercialização, registradas no mercado atacadista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), tem entre suas causas mais importantes a diferença de qualidade entre os atributos destes frutos. O objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta de avaliação dos atributos de qualidade considerados importantes para o tomate de mesa e a partir da avaliação destes atributos apontar os mais relevantes na diferença de valor praticado na comercialização no mercado atacadista de tomate da CEAGESP. Primeiramente, foram levantados a partir da entrevista com agentes de comercialização de tomate da CEAGESP os principais atributos, que determinam a qualidade do tomate de mesa. A partir desta respostas, em uma segunda etapa, foi criado um gabarito visual de avaliação da qualidade a ser utilizado como ferramenta de avaliação das causas da diferença de valor. Por fim, na terceira etapa, foram levantados os lotes de tomate de mesa do grupo Saladete, longa vida de coloração final vermelha, de preço máximo e os de preço mínimo para três classificações (graúdo, médio e miúdo) comercializados no mesmo dia e avaliados os seus atributos de qualidade por dois sistemas: sistema I - avaliação dos atributos de qualidade por meio de notas de desempenho de acordo com o gabarito visual, e o sistema II - levantamento da frequência de ocorrência de cada atributo avaliado no lote de tomate. Os atributos que determinam a qualidade do tomate, segundo os agentes de comercialização de tomate da CEAGESP, são: o tamanho (tipo ou calibre), a coloração do fruto, a ausência de defeitos, durabilidade, embalagem e sabor. Constatou-se que a diferença média entre os preços máximos e mínimos, nos dias levantados, foi maior para o tomate classificado como miúdo (196%), seguido do médio (106%) e graúdo (44%). Os atributos determinantes na explicação da variação de preços avaliados pelo sistema I são embalagens paletizáveis (caixa com dimensões externas que permitam o empilhamento em palete, 1,00 m por 1,20 m, e com furos laterais que permitam a boa circulação de ar) e embalagens que proporcionem um adequado empilhamento (encaixe perfeito das embalagens, suporte adequado do produto pela embalagem, pilha regular e firme), enquanto que, para o sistema II, estes atributos são: frutos sem danos superficiais de casca e proteção adequada da embalagem contra injúrias mecânicas. A metodologia empregada para a valoração dos atributos de qualidade de lotes de tomate de preço máximo e mínimo, com utilização do gabarito visual mostrou ser uma boa ferramenta de gestão da competitividade e de diferenciação de valor

Abstract: The large variation in the value of tomato from the same variety group, same classification and on the same day of marketing, registered by the Terminal Market of the Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP, were related to the difference in quality between the attributes of those fruits. The main goal of this work was to create a tool for the evaluation of the quality attributes considered important for tomatoes and from the assessment of these attributes target the most relevants for the difference in value practiced during commercialization at CEAGESP. Firstly, based on the interview with the agents of commercialization of tomatoes at CEAGESP, the main attributes seen by them, which determines the quality of tomato were raised. Based on those answers, in a second stage, it was created a gauge visual quality assessment to be used as a differential tool in the process of decision making. In a third stage, the maximum and minimum price for three classifications (big, medium and minute) were raised for lots of tomato group Saladete, long life end red color marketed in the same day and their quality attributes were evaluated for two systems: system I the quality attributes were evaluated, based on banknotes of performance according to the loading gauge visual, and for system II - in addition to the assessment by notes according to the loading gauge visual, the frequency of occurrence of the attribute in a lot of tomato was measured. The attributes that determines the quality of tomato, according to the tomatoes commercialization agents from CEAGESP, are: size (type or size), fruit color, absence of defects, durability, packaging and flavor. It was observed that the average price difference for the three classifications raised in the days of the research was 115.3%. The prices variation was greater for tomatoes classified as small (196%), followed by medium (106%) and big (44%). It was concluded that, for the three classifications, the most important attributes to explain the variation of prices assessed by the system I are packaging that are suitable to be palletized (Box with external dimensions that allow piling in a pallet, 1,00 m 1,20 m, and with lateral holes to enable good air circulation) and packaging that provides an appropriate pile (perfect notch of packages, appropriate support of the produce e by the package, stack regular and steady of piles), on the other hand, for system II, these attributes are: fruit without superficial skin damage and adequate protection of the package against mechanical injuries. The evaluation of quality attributes of tomatoes through the use of visual gauge-assessment showed to be a very efficient tool allowing knowledge to the commercial agents of the more relevant features, and identifying those which need potential investments
Subject: Pós-colheita
Tomate
Tomate - Classificação
Comercialização
Embalagens
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Sabrina Leite de. Valoração dos atributos de qualidade do tomate de mesa = um estudo com atacadistas da CEAGESP. 2011. 102 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/256872>. Acesso em: 17 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FEAGRI - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_SabrinaLeitede_M.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.