Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256650
Type: TESE
Title: Avaliação do efeito de diferentes fontes de impurezas fibrosas da cana-de-açucar sobre as caracteristicas tecnologicas do caldo
Author: Bovi, Roberto
Advisor: Serra, Gil Eduardo, 1946-
Abstract: Resumo: O trabalho conduzido teve por objetivo verificar o efeito da presença de folhas verdes e folhas secas sobre parâmetros tecnológicos de colmos de cana-de-açúcar, tendo como controle ensaios com adição de fibra do colmo, ou seja, com adição de fibras extraídas do próprio colmo. Os ensaios foram delineados tendo por base a adição de quantidades das fontes fibrosas para formular amostras que correspondessem a acréscimos absolutos de 0,25, 0,50 e 0,75 pontos percentuais sobre a fibra da cana do tratamento controle. Além da avaliação de parâmetros tecnológicos do caldo, foram avaliados a fibra e pol da cana, e também o ágio técnico sobre o valor da tonelada de cana. Foi utilizada a metodologia do sistema de pagamento de cana pelo teor de sacarose (SPCTS) com extração. de caldo em prensa hidráulica padronizada e determinação da fibra pelo peso do bolo úmido (bagaço prensa). Também se avaliou o efeito sobre a clarificação do caldo, conduzida em laboratório, determinando a cor do caldo clarificado e o volume % de Iodo decantado. Os resultados mostraram que a presença de folhas verdes causam redução no Brix, pol e pureza do caldo; elevação do teor de açúcares redutores e cinzas do caldo; elevação da cor do caldo clarificado e do volume de lodo decantado; redução na pol da cana e ágio técnico. As folhas secas provocaram ligeiros aumentos na cor do caldo clarificado e no volume de lodo decantado; redução na pol % cana e ágio técnico. A adição de fibra do colmo, como esperado, mostrou apenas redução na pol % cana e ágio técnico. Esses resultados, estatisticamente significativos ao nível de 1 % de significância, foram expressados por equações de regressão linear e coeficientes de correlação. Da folha verde são extraídos água e compostos que são os responsáveis pelas alterações na composição do caldo, devido ao efeito de diluição e presença de substâncias não-sacarose; o extrato foliar interfere na clarificação do caldo. Dos resultados de clarificação do caldo, conclui-se que da folha seca também são extraídos compostos solúveis, todavia não detectados através das análises do caldo. A adição de fibras aos colmos, nas formas de folha verde e folha seca provocaram a detecção de valores de fibra da cana (pelo método da prensa e segundo o peso do bolo úmido) maiores que os valores programados; para a folha verde este fato aliado à redução do Brix, pol e pureza do caldo, mostra que em relação a outras impurezas vegetais fibrosas é aquele que determina menores valores de. pol da cana e ágio técnico. O acréscimo da fibra % cana acima daqueles programados é atribuído ao maior teor de umidade retida pelas partículas de folha verde; no caso da folha seca é atribuído à presença de componentes solúveis que não são totalmente extraídos na prensagem para retirada do caldo da amostra. A adição de fibra do colmo se refletiu em valores de fibra da cana bastante próximos daqueles programados, ou seja, não causaram desvio nos teores de fibra determinados.

Abstract: With the aim of evaluating the effect of green and dry leaves presence over technological parameters of sugar cane stalks the present work was carried out; the addition of stalk fiber was also carried out as a reference control. It was made several additions of fibrous material (0.25; 0.50 and 0.75%) extracted from sugar cane stalks. It was measured sucrose and fiber content and the effect on the juice clarification. The juice was extracted in a automatic hydraulic press. In the presence of green leaves there was a reduction in Brix and Pol; and a higher level of reducing sugars and ash was obtained. The addition of stalk fiber only caused a reduction in the polarization of sugar cane juice. These conclusions were based on linear regression equations. With the addition of fiber in the form of green and dry leaves occurred a little increase on clarified juice color and mud volume. The addition of green leaves to the sugar stalks before juice extraction caused higher levels of fibers when compared to dry leaves. It was discussed the presence of soluble components in green leaves to explain this phenomenon.
Subject: Cana-de-açúcar
Sacarose
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FEA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bovi_Roberto_D.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.