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Type: TESE
Title: Alimentação fora do domicilio : a atitude do consumidor frente a informação nutricional dos alimentos disponibilizada por restaurantes, Campinas - SP
Title Alternative: Food away from home : the attitude of the consumer towards the nutritional information of food available in restaurants, Campinas - SP
Author: Sanches, Michele
Advisor: Salay, Elisabete, 1960-
Abstract: Resumo: Ha um extenso rol de evidencias cientificas revelando um aumento no consumo de alimentos fora do domicilio. Dessa forma, o fornecimento das informacoes nutricionais pelos restaurantes constitui-se numa ferramenta que pode auxiliar os individuos a realizarem suas escolhas alimentares (fora de casa) de maneira mais consciente. Os objetivos principais da presente pesquisa sao: identificar a frequencia de consumo das refeicoes realizadas fora do domicilio pelos consumidores, avaliar a atitude no tocante a informacao nutricional disponibilizada em restaurantes, determinar o nivel do conhecimento nutricional e identificar associacoes estatisticamente significativas entre a atitude, o conhecimento e variaveis socioeconomicas e demograficas dos individuos. Este estudo foi conduzido com 250 consumidores adultos (125 de cada genero) residentes no municipio de Campinas (SP). O instrumento utilizado foi um questionario previamente testado. Para avaliar a atitude dos entrevistados elaborou-se uma escala Likert. A fim de identificar o nivel do conhecimento nutricional usou-se um questionario composto por 56 questoes referentes ao conhecimento dos alimentos fontes de alguns nutrientes e da relação entre dieta-doenca. A identificacao da atitude referente as informacoes nutricionais disponibilizadas nos restaurantes foi feita atraves do calculo da media, do desvio-padrao, da porcentagem das respostas de cada categoria da escala e do coeficiente alfa de Cronbach. Com o intuito de identificar associacoes significativas entre a atitude referente as informacoes nutricionais disponibilizadas nos servicos de alimentacao e o conhecimento nutricional com as variaveis socioeconomicas e demograficas utilizou-se a Regressão Linear Multipla. Para verificar a associacao entre a frequencia de consumo do almoço realizado em diferentes locais com as caracteristicas socioeconomicas e demográficas foram utilizados o teste t de Student, a Analise da Variancia (ANOVA) e o Teste de LSD de Fisher. E, finalmente, para diagnosticar uma relacao entre a atitude sobre a informação nutricional e o conhecimento nutricional utilizou-se o coeficiente de correlacao de Pearson. Os resultados revelaram que 98% da amostra costumava almocar fora de casa e esta foi a refeicao realizada mais frequentemente fora do domicilio, o restaurante utilizado com maior frequencia para realizar o almoco foi o do tipo self service, sendo que o fator considerado de maior importancia para a escolha do estabelecimento foi a higiene. Cerca de 78% dos consumidores entrevistados concordaram muito que as informacoes nutricionais dos alimentos oferecidos nos restaurantes sao fundamentais para consumidores que necessitam ter uma dieta especifica. Encontrou-se que 54,8% revelaram uma atitude extremamente positiva em relacao as informacoes nutricionais disponibilizadas nos restaurantes. Com relacao ao conhecimento nutricional, verificou-se que 50% dos participantes obtiveram notas superiores a 6,3 para o conhecimento dos nutrientes e, acima de 7,5 para a relação dieta-doenca. Os testes estatisticos detectaram associacoes significativas entre a freqüência de consumo das refeicoes fora de casa, o nivel de conhecimento nutricional e a atitude com as variaveis socioeconomicas e demograficas. Identificou-se uma associacao positiva entre a atitude referente as informacoes nutricionais e o conhecimento nutricional dos individuos. Os resultados desta pesquisa podem apoiar o desenvolvimento de programas governamentais na area de informacao nutricional. Eles sustentam a importancia de se desenhar campanhas para grupos especificos da populacao para a promocao de uma alimentacao saudavel

Abstract: There is an extensive roll of scientific evidences disclosing an increase in the food consumption outside the home. In this way, the supply of nutritional information by the restaurants consists in a tool that can assist the individuals to carry out their alimentary choices (outside home) in a more conscientious way. The main objectives of the present research are: to identify the frequency of consumption of the meals eaten outside the home for the consumers, to evaluate the attitude regarding to the nutritional information available in restaurants, to determine the level of the nutritional knowledge and to identify associations statistically significant between the attitude, the knowledge and socioeconomic and demographic variables of the individuals. This study was led with 250 adult consumers (125 of gender) residents in the city of Campinas (SP). The instrument used was a questionnaire previously tested. To evaluate interviewees¿ attitude a Likert scale was elaborated. In order to identify the level of the nutritional knowledge it was used a questionnaire composed by 56 questions regarding to the knowledge of food sources of some nutrients and the relation between diet-disease. The identification of the attitude regarding to the nutritional information available in restaurants was made through the calculation of the average, the standard-deviation, the percentage of the answers of each category of the scale and the alpha coefficient of Cronbach. It was used the Multiple Linear Regression with the intention to identify significant association between the attitude referring to the nutritional information available in the food services and the nutritional knowledge with the socio-economic and demographic variables. To verify the association between the frequency of consumption of the lunch eaten in different places with the socioeconomic and demographic features it as used test t of Student, the Analysis of Variance (ANOVA) and the Test of LSD of Fisher. And, finally, to diagnose a relation between the attitude on the nutritional information and the nutritional knowledge, the coefficient of correlation of Pearson was used. The results disclosed that 98% of the sample used to lunch outside the houses and this was the meal more frequently eaten outside home, the restaurant used more frequently to have lunch was one of the type self service, being hygiene the factor considered of higher importance for the choice of the establishment. About 78% of the interviewed consumers agreed a lot that the nutritional information of foods offered in the restaurants are basic for consumers who need to have a specific diet. About 54,8% disclosed an extremely positive attitude in relation to the nutritional information available in the restaurants. In relation to the nutritional knowledge, it is verified that 50% of the participants got higher grades to 6,3 for the knowledge of the nutrients and, above 7,5 for the relation diet-disease. The statistical tests detected significant associations between the frequency of consumption of the meals outside the house, the level of nutritional knowledge and the attitude with the socio-economic and demographic variables. A positive association was identified between the attitude regarding to the nutritional information and the nutritional knowledge of the individuals. The results of this research can support the development of governmental programs in the area of nutritional information. They support the importance of campaigns for specific groups of the population for the promotion of a healthful feeding
Subject: Hábitos alimentares
Levantamentos nutricionais
Alimentos - Consumo
Serviço de alimentação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:FEA - Dissertação e Tese

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