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Type: TESE
Title: Alimentação escolar : análise dos sistemas centralizado e descentralizado de produção de refeições em municípios do estado de São Paulo
Title Alternative: School meal : analysis of centralized and decentralized systems of production of meals in cities of the state of São Paulo
Author: Mendes, Gisele Sandoval Junqueira, 1987-
Advisor: Rodrigues, Nilo Sérgio Sabbião, 1954-
Abstract: Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem enfrentado mudanças significativas desde a sua criação. Atualmente, tem como objetivo, além de fornecer alimentação aos alunos durante o período escolar, melhorar suas condições nutricionais e a capacidade de aprendizagem e formar hábitos alimentares saudáveis. Apesar das mudanças visarem à melhoria da qualidade das refeições servidas e do gerenciamento, o PNAE ainda enfrenta dificuldades, o que implica principalmente na qualidade da alimentação escolar. Novas tecnologias, como o sistema cook chill e vegetais minimamente processados (VMP), vem sendo desenvolvidas e aplicadas em vários segmentos da alimentação de coletividades, pelas vantagens que oferecem principalmente para a produção centralizada de refeições, sendo porém, raras as prefeituras que se propõem a estudá-las e implantá-las. O objetivo do presente trabalho foi analisar o PNAE no estado de São Paulo em relação aos sistemas de produção de refeições utilizados, centralizado (SC) e descentralizado (SD), identificando os fatores de sucesso e insucesso, além de avaliar o SC com foco na utilização de novas tecnologias, como cook chill e VMP. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa não probabilística por julgamento, com a elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados, inicialmente em uma amostra de 54 municípios. A partir dessa amostra, obteve-se uma segunda, por amostragem probabilística sistemática, composta por doze municípios, sendo seis com SC e seis com SD. Em visitas técnicas nesses municípios, foram aplicados outros dois instrumentos de coleta de dados que foram analisados estatisticamente por distribuição de frequência e medidas de tendência central. Verificou-se a influência dos sistemas em relação a alguns fatores: a oferta de alimentos foi considerada adequada somente em quatro dos seis municípios com SD. A taxa de adesão média à alimentação escolar nos municípios com esse sistema foi de 79% contra 62% nos municípios com SC, podendo haver associação com a atratividade e a temperatura das refeições (em três destes municípios as refeições foram distribuídas com temperaturas inferiores a 60°C). Considerada fator de sucesso no SD, a atratividade obteve nota máxima (dez pontos) em três municípios. Nos municípios com SC, a pontuação máxima foi sete para um município. Nos municípios com SD, em quatro de dez unidades escolares, a porcentagem de sobras foi inferior a 7%. Nos municípios com SC, em seis de dez unidades escolares, também foi menor que 7% e houve menor desperdício, com índice médio de resto de 16% em relação ao SD (11%). Em cinco unidades escolares dos municípios com SD, o índice de restos foi menor que 6%. Os resultados mostraram que há a necessidade de estudar novas alternativas que possam garantir a produção com eficiência de refeições adequadas, seguras e atrativas. De acordo com os resultados, a centralização da produção associada à utilização de novas tecnologias, pode ser eficaz desde que haja adequações às peculiaridades de cada município

Abstract: The Brazilian School Meal Programme (PNAE) has faced significant changes since its creation. Besides providing food to students during the school day, it aims to improve learning and encourage healthier eating habits. Despite the recent managerial efforts, PNAE still faces challenges such as the improvement of the quality of school meals. On the other hand, new technologies have been developed and applied to food services, for example, the cook-chill system and minimally processed vegetables (MPV), which are especially suitable for centralized meals production. However, seldom are the Brazilian counties - responsible for the PNAE local administration - that invest in these nonconventional food processing technologies. The objective of this study was to assess the PNAE management in counties located at the state of São Paulo, Brazil, attempting to identify factors of success or failure with respect to meals production systems - centralized (CS) or decentralized (DS). Initially, a sample of 54 counties was determined and from them a sub-sample (N=12) was systematically drawn, being six CS-cities and six DS-cities. Technical visits in the sampled cities were made and a quali-quantitative methodological approach was used to collect data, which were further submitted to descriptive statistically analyses summarized to be analyzed and interpreted. Food supply could be considered adequate in only four of the six cities with DS. About 79% of the students in the cities of DS make their meals in the schools' restaurants, versus 62% in cities with CS and this fact may be due to attractiveness and the temperature of the meals: in three of CS-cities, the meals were served at temperatures lower than 60°C, which diminishes sensory acceptability. Considered a success factor in DS, attractiveness reached the highest rate (ten points) in three cities, while in cities with CS, the highest score was only seven. In four out of ten schools in the cities with DS the percentage of surplus was lower than 7%. Conversely, in cities with CS six out of ten schools presented surplus lower than 7%. With respect to plate waste CS schools showed an average rate of 16% compared to only 11% in DS schools. In conclusion, results showed that there is a need to consider new alternatives to ensure meals production efficiency aiming at safety and attractiveness. Moreover, the centralized production associated with the new cooking technologies, can be effective as long as they can be adapted to the peculiarities of each city
Subject: Merenda escolar
Refeições
Cook chill
Cozinhas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FEA - Dissertação e Tese

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