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Type: Artigo de periódico
Title: Estilos cognitivos e compreensão leitora em universitários
Title Alternative: The cognitive styles and reading comprehension among undergraduates
Author: Martins, Rosana Maria Mohallem
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Bariani, Isabel Cristina Dib
Abstract: This study aimed at verifying the existence of relationships between the characteristics of the freshmen students' cognitive styles and their reading comprehension abilities. The informants were 120 students, from a private university attending night courses in the exact, human and biological areas. The instruments used were the evaluative Scale of Cognitive Style and a text prepared according to Cloze's technique. The results showed that the majority of the students tend to be divergent and reflexive; there are holist and serial characteristics in a similar proportion. There was a significant difference between the cognitive style and gender showing that men are more holistic than women. As for the reading comprehension, it wasn't identified any significant statistical difference, considering the student's courses and gender. A marginally significant negative correlation, between the reading comprehension and the serial cognitive style was also identified.
Este estudo objetivou averiguar a existência de relações entre as características de estilos cognitivos de universitários ingressantes e sua habilidade de compreensão leitora. Participaram 120 alunos de uma universidade particular, de cursos noturnos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação de Estilos Cognitivos e um texto preparado segundo a técnica de Cloze. Os resultados indicaram que a maior parte dos universitários estudados apresentaram pontuações mais elevadas nos estilos divergente e reflexivo; as características holista e serialista aparecem em proporções similares. Houve diferença significativa entre estilo cognitivo e gênero, indicando que os homens são mais holistas do que as mulheres. Quanto à compreensão de leitura, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas, considerando os cursos e o gênero dos estudantes. Também, identificou-se uma correlação negativa, marginalmente significativa, entre a habilidade de compreensão de leitura e o estilo cognitivo serialista.
Subject: avaliação psicoeducacional
ensino superior
estilos cognitivos
leitura
psychoeducational evaluation
higher education
cognitive styles
reading
Editor: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0103-863X2005000100008
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000100008
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2005000100008
Date Issue: 1-Apr-2005
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