Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254703
Type: TESE
Title: Micotoxinas em cultivares de milho (Zea mays L.) em produtos de milho : avaliação da ocorrencia e de fatores que contribuem para a produção no campo
Author: Machinski Junior, Miguel
Advisor: Soares, Lucia Maria Valente, 1947-
Abstract: Resumo: As micotoxinaspresentes em milho, são metabólitos secundários produzidos, principalmente,por espéciesdos gêneros Fusarium, Aspergillus e Penicillium. São toxinas que apresentam efeitos tóxicos agudos e crônicos em diversos animais de experimentação, assim como em animais domésticos. Em humanos, estão associadas epidemiologicamente com determinadas doenças em diversas regiões do mundo. o presente trabalho teve por objetivos: 1- avaliar a presença de fumonisinas, aflatoxinas, ocratoxina A e zearalenona em amostras de milho recém-colhido; 2- pesquisar a ocorrência de fumonisinas em produtos alimentícios à base de milho; 3- avaliar os efeitos de fatores bióticos (duração do ciclo vegetativo, tipo de cultivar, tipo de endosperma) e abióticos (local de plantio, diferentes épocas de cultivo, condições climáticas) na produção de micotoxinas em milho. Numa primeira etapa do trabalho, o método de SHEPHARD et alii (1990) utilizado para a determinação de fumonisinas em milho, por cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por fluorescência, foi otimizado para as condições do laboratório. A extração com metanol-água (3:1, v/v) foi mantida. Os volumes de solvente no condicionamento e lavagem da coluna de extração em fase sólida de troca aniônica forte, usadas na etapa de limpeza dos extratos, foram aumentados para 10 mL e o volume e composição do solvente de eluição alterado para 20 mL de metanol-ácido acético glacial (95:5, v/v). Na etapa de cromatografia líquida de alta eficiência, a fase móvel foi modificada para cetonitrila-água-ácido acético glacial (50:50:0,5, v/v/v) durante os primeiros 15 minutos, seguida de acetonitrila pura até o final da conida. As recuperações médias obtidas foram de 95 e 76%, e os limites de detecção de 20 e 40 ng/g, para fumonisinas B1 e B2, respectivamente. Os coeficientes de variação médios para amostras artificialmente contaminadas foram de 5,8 e 13,4% para fumonisinas BI e B2, respectivamente.... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

Abstract: Mycotoxins are produced in maize mainly by fungi belonging to the genera Fusarium, Aspergillus and Penicillium. These toxins affect laboratory and domestic animal and are epidemiologically associated with human disese reported in some areas of the globe. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations.
Subject: Micotoxinas
Aflatoxina
Milho
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:FEA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
MachinskiJunior_Miguel_D.pdf45.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.