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Type: TESE
Title: Consumo alimentar e o impacto no estado nutricional de pre-escolares de uma creche publica de Sorocaba
Author: Leite, Gabriela Picarelli Russo
Advisor: Corrêa, Ana Maria Segall, 1946-
Abstract: Resumo: Em estudo longitudinal, foram acompanhadas durante um ano, 269 crianças de 3 meses a 6,5 anos de idade, divididas em dois grupo: aquele composto por crianças que frequentaram uma creche pública de Sorocaba,SP por no mínimo 10 mêses ininterruptos, e outro, por crianças residentes no mesmo bairro, que não frequentaram a instituição no periodo de estudo. Foi analisado o consumo alimentar prévio de todas as crianças utilizando-se do instrumento dietético, recordatório de 24 horas e caracteristicas outras incluindo-se as demo gráficas, sociais, de morbidade e estado nutricional ao início do estudo. Verificou-se a evolução do estado nutricional, pela antropometria, conforme adequação do consumo alimentar prévio e oferta da alimentação escolar. Ao início do estudo, foram encontrados 43,8% de pré-escolares com peso/altura abaixo do percentil 25 da população de referência (NCHS) entre o grupo que frequentou a instituição (GI) e 17,5% entre os que não frequentaram. Ambos os grupos apresentaram média de consumo alimentar deficiente em macro e micronutrientes. Porém a evolução do estado nutricional foi maior para o grupo GI, que migrou do canal 0-25 para peso/altura cerca de 30% , enquanto que o grupo comparação acumulou 63,4% neste mesmo canal durante o ano de estudo. Embora tenha sido verificado que a oferta da alimentação escolar está aquém da meta estipulada pela Prefeitura de Sorocaba, atende a 100% das necessidades de energia de crianças até 3 anos, 83% ,de crianças de 3,1 a 5 anos e 72% de crianças de 5,1 a 7 anos de idade, demonstrando que a assistência alimentar nessas instituições tem papel fundamental no consumo alimentar diário dessas crianças e provoca impacto positivo no estado nutricional, principalmente entre crianças mais jovens que representam o grupo biologicamente mais vulnerável

Abstract: During a one-year period, 269 children from 3 months to 6 1/2 years old have been observed in a longitudinal study. They were divided into two groups: one composed by the children that had attended to a public day-care center in Sorocaba - SP, during at least 10 continuos months, and the other of children living in the same neighborhood, but that had not attended to the institution during the period of study. The previous feeding habits of all children were analyzed, by making use of the dietetic instrument, 24 hours recall, and some other characteristics, such as the demographic, social, mortality and nutritional state in the beginning of the study. The nutritional state was checked by means of the antropometry, according to the previous feeding consumption adequacy and the feeding assistence at school. At the beginning of the study, 43, 8% of the preschoolers that had their weight for height 25% under of the reference population (NCHS), were among the children that had attended to the institution, and 17,5%, among the ones that hadn't. Both groups showed mean food consumption were deficient on macro and micro nutrients. However, the evolution of the nutritional state was higher for the "G.I." group, who moved around 30% from the band 0-25 for weight for height, as the group of comparison accumulated 63,4% in the same band, during the year of study. Although it has been noticed that school food assistence is beneath the aim destined by the Sorocaba City Government, it fulfills 100% of the energy requirements for the children under 3, 83% for children from 3.1 to 5 years old, and 72% for the children from 5.1 to 7 years old. Those numbers demonstrate that day-care center feeding plays an essential role in the daily feeding consumption of those children and causes positive impact in their nutritional state, my among the youngest that represent the most biologically vulnerable group
Subject: Creches
Antropometria
Alimentos - Consumo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FEA - Tese e Dissertação

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