Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254164
Type: TESE
Title: Trama urbana moderna em Vinhedo e educação das sensibilidades (1970-1990)
Title Alternative: Urban modern plot in Vinhedo and education of the sensibilities (1970-1990)
Author: Fávaro, Fernanda Ferragut, 1989-
Advisor: Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-
Abstract: Resumo: Este projeto tem como tema principal a relação entre o processo de urbanização e de industrialização na cidade de Vinhedo e a educação das sensibilidades dos sujeitos envolvidos. O recorte temporal focalizado para a pesquisa é o período de 1970 a 1990, uma vez que é neste momento que Vinhedo intensifica o avanço do sistema capitalista amalgamando em sua paisagem imagens tradicionais e modernas. No entanto, o ponto de partida e de chegada da pesquisa é o tempo presente: é a partir dele, que as relações com o passado são tecidas. A fim de investigar como estas "novas" práticas sociais instituíram uma "nova" educação urbana das sensibilidades e de perceber como as "novas" experiências socioculturais urbanas foram transformadas (pelas) e, ao mesmo tempo incorporadas nas práticas sociais e escolares, fez-se necessária a realização de entrevistas com antigos moradores e com ex-professores (os quais estavam inseridos nas instituições públicas do período focalizado). Ainda, com o intuito de perceber como os sujeitos se relacionavam com a cidade, privilegiei a análise de outros documentos, como fotos da paisagem urbana, jornais da época e textos literários

Abstract: This project has as main theme the relationship between the process of urbanization and industrialization of the Vinhedo¿s city and the education of the sensibilities of the subjects involved. The timeframe for the focused research is the period from 1970 to 1990, since it is at this point Vinhedo intensifies the advancing capitalist system amalgamating in your landscape traditional and modern images. However, the starting and finishing point of the research is the present tense: it is from it that relations with the past are woven. In order to investigate how these "new" social practices instituted a "new" urban education of sensitivities and to understand how the "new" urban sociocultural experiences were transformed (by) and, at the same time incorporated in social and school practices, made necessary the realization of interviews with former residents and with former or current teachers (which were inserted into public institutions focused period). Still, in order to understand how the subjects related to the city, I choose to analyze other documents, such as images of the urban landscape, newspapers and literary texts
Subject: Educação das sensibilidades
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Favaro_FernandaFerragut_M.pdf3.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.