Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254162
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Cartografias de um currículo encarcerado
Title Alternative: Cartography of an encarcerated curriculum
Author: Alvisi, Cátia, 1978-
Advisor: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Abstract: Resumo: Busca-se nessa pesquisa compreender a configuração do currículo dentro de UMA escola num modelo de unidade prisional denominado: Centro de Ressocialização. A partir de uma incursão etnográfica foi possível viver o cotidiano prisional pesquisado por oito meses e participar de outras situações para além da rotina da escola. Essa experiência somada às dezoito entrevistas realizadas com os alunos em situação de privação de liberdade evidenciou que a questão do direito humano à educação não se consolida dentro das prisões, mesmo com avanços significativos no campo normativo. É possível afirmar também que a sobreposição de duas instituições em funcionamento (prisão/escola) dentro do mesmo espaço colide quando o assunto é a oferta educativa. Reproduz-se um modelo de ensino que não agrega como fator de acesso aos bens culturais recriados constantemente pela humanidade e assim se reforça a ideia de escola apenas como certificação ou para fins de remição de pena. Enfim, problematiza-se a configuração curricular da escola pesquisada a partir de discursos entendidos como construções que se naturalizam e produzem efeitos de Verdade nas práticas curriculares encarceradas

Abstract: The aim of this research is to understand the configuration of the curriculum in a school in a prison unit model called: Resocialization Center. From an ethnographic incursion it was possible to live the daily prison routine researched for eight months and participate in other situations beyond the school routine. This experience in addition to the eighteen interviews with students in a situation of deprivation of liberty showed that the issue of human right to education is not consolidated within the prisons, despite significant advances in the normative field.It is also possible to say that the overlap of two institutions in operation (prison / school) within the same space collides when it comes to educational provision. It reproduces a teaching model that does not add as a factor of access to cultural goods constantly recreated by mankind and thus reinforces the idea of school just as certification or for the purpose of redemption penalty. Finally, discusses setting up the curriculum of the school searched from speeches understood as constructions that are naturalized and produce effects of truth in incarcerated curricular practices
Subject: Prisões - Educação
Currículos
Educação de jovens e adultos
Editor: [s.n.]
Citation: ALVISI, Cátia. Cartografias de um currículo encarcerado. 2015. 198 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254162>. Acesso em: 27 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alvisi_Catia_D.pdf3.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.