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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Prestígio escolar : uma corrida de obstáculos - um estudo sobre o Colégio de Aplicação da UFRJ
Title Alternative: School prestige: an obstacle course : a study on the "Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro"
Author: Martins, Glaucia Moreira Monassa, 1958-
Advisor: Bittencourt, Agueda Bernadete, 1950-
Bittencourt, Agueda Bernardete
Abstract: Resumo: O estudo analisa o processo de institucionalização do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde sua fundação, em 1948, até a década de 1980. Trabalha com a apreensão e a reflexão sobre as disposições e os mecanismos envolvidos na construção e na reprodução do prestígio do colégio no cenário educacional, destacando o sentido relacional que estrutura, no tempo e no espaço, as formas de poder e os tipos de capital, presentes no universo em questão. O trabalho está especialmente referenciado nas teorias de Pierre Bourdieu, Norbert Elias e na Sociologia das Instituições. Tem como principais fontes documentais o "Arquivo do Colégio de Aplicação" e o "Arquivo da Faculdade Nacional de Filosofia", do acervo do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise empreendida revela que a distinção do colégio é construída pelo jogo de forças entre grupos de agentes, em redes de relações que conferem a identidade, a organização, as funções e o prestígio da instituição, em acordo com temporalidade e intencionalidade peculiares

Abstract: This study examines the process of institutionalisation of the "Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro" (an university-affiliated school), since its foundation, in 1948, till the 1980's. It is focussed in the understanding and reflection about provisions and mechanisms used to the working out and the reproduction of prestige, in the educational setting, highlighting the relational meaning which gives structure, in time and place, to the forms of power relations and the kinds of capital prevailing in this context. The study draws mainly on Pierre Bourdieu¿s and Norbert Elias' ideas and on the Sociology of Institutions, and the main data sources were provided by documents from the archive of the "Colégio de Aplicação" and from the archive of the "Faculdade Nacional de Filosofia", both from the collections of the "Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade" of the "Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro" (the College of Education of the Federal University of Rio de Janeiro). The data analysis suggested that the reputation of the school is built on a interplay of forces among different groups of agents, on networks of relations that give the identity, organization, the functions and the prestige of the institution, in accordance with temporality and peculiar intentionality
Subject: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colégio de Aplicação
Prestigio
Escolas públicas
Ensino secundário
Ensino fundamental
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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