Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254112
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp para a trajetória profissional de mestres e doutores : percepções de egressos titulados
Title Alternative: Contributions of the Postgraduate Program in Education of Unicamp for the professional trajectory of masters and doctors : perceptions of graduates titered
Author: Oliveira, Luciana Rodrigues, 1966-
Advisor: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Abstract: Resumo: O trabalho analisa as percepções de egressos, mestres e doutores titulados entre 2010 e 2012 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas, sobre as contribuições desta formação para sua trajetória profissional, verificando os impactos decorrentes em sua vida e contexto. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, descritivo-exploratório, tendo sido levantados dados sócio demográficos, acadêmicos e profissionais; motivações, expectativas e contribuições quanto à escolha e processo de formação; relação entre ocupação profissional e pós-graduação; pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria para o Programa, entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico, com perguntas abertas e fechadas, enviado por e-mail. Os dados quantitativos foram analisados pela frequência e porcentagem e, os qualitativos, por análise de conteúdo. De forma geral, os egressos pesquisados indicam grande satisfação quanto ao Programa de Pós-Graduação realizado e alta correlação desta formação com sua atual profissão, mencionando decorrências positivas e relevantes em suas trajetórias e contextos. Ao apresentar dados abrangentes oriundos da avaliação de mestres e doutores sobre sua formação no PPGE/FE ¿ Unicamp, o trabalho pode prestar uma contribuição ao próprio Programa, no sentido de conhecer, de forma mais sistemática, seu impacto na vida pessoal e profissional dos egressos. Além disso, pretende estimular o desenvolvimento de novas investigações, possíveis aprofundamentos e/ou desdobramentos quanto aos temas abordados

Abstract: This study examines the perceptions of graduates, masters and doctors titered between 2010 and 2012 in the Postgraduate Education, Faculty of Education, State University of Campinas, about the contributions of this formation to their professional trajectory, verifying the impacts on his life and context. This is a case study of qualitative and quantitative, descriptive, exploratory approach, having been raised data sociodemographic, professionals and academics; motivations, expectations and contributions regarding the choice and training process; relationship between occupation and postgraduate; positive, negative points and suggestions for improvement to the program, among others. As an instrument of data collection was used an electronic questionnaire with open and closed questions, sent by email. Quantitative data were analyzed by frequency and percentage, and qualitative, for content analysis. In general, the graduates surveyed indicate great satisfaction with the Program Graduate accomplished and high correlation of this formation with their current profession, mentioning positive and relevant derivations in their trajectories and contexts. By presenting comprehensive data derived from the evaluation of masters and doctors about their formation in PPGE / FE - Unicamp, work can make a contribution to the program itself, in the sense of knowing, a more systematic way, impact on their personal and professional lives of the graduates. It also aims to stimulate the development of new investigations, possible deepening and/or ramifications regarding the topics covered
Subject: Avaliação institucional
Pos-graduação - Educação
Formação docente
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Luciana Rodrigues. Contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp para a trajetória profissional de mestres e doutores: percepções de egressos titulados. 2014. 220 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254112>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_LucianaRodrigues_D.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.