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Type: TESE DIGITAL
Title: Problematização de um curso de formação : rastros de práticas pedagógicas da matemática escolar
Title Alternative: Graduation course inquisition : traces of educational practices in school mathematics
Author: Pires, Paula Massi Reis, 1964-
Advisor: Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-
Abstract: Resumo: A pesquisa teve início a partir de uma inquietação da pesquisadora relacionada com a formação continuada de matemática nomeada, por decreto de lei municipal, como Programa de Aperfeiçoamento na Linguagem Matemática que acontece numa cidade do interior do estado de São Paulo, desde 2006, aos professores do Ensino Fundamental I. O Programa se justifica pela intenção de dar ao educador oportunidade de refletir sobre sua prática, ampliar o conhecimento sobre as abordagens pedagógicas no ensino de matemática e adquirir, nesse sentido, possibilidades de intervenções no processo educativo. A pretensão deste trabalho foi investigar os usos/significados que o Programa faz das práticas escolares de mobilização de matemática e os usos que fazem, em suas práticas, professores que participaram do curso de formação no contexto do Programa. O corpus da pesquisa se constituiu de entrevistas com professores que participaram da formação do Programa em diferentes épocas, de entrevistas com as coordenadoras pedagógicas desses professores, de registros de observação das suas aulas de matemática, do material pedagógico usado por eles nas aulas, do material documental do Programa e da literatura que se refere às práticas escolares de mobilização de matemática. O modo de conduzir as análises se constituiu na terapia gramatical desconstrutiva, que faz aproximações entre a perspectiva desconstrutiva derridiana e a terapia filosófica wittgensteiniana da linguagem. Neste estudo, esta atitude de pesquisa consistiu em percorrer as práticas escolares de mobilização de matemática do campo educativo, sendo um deles o contexto de formação no âmbito do Programa, para desconstruir/colocar em terapia/horizontalizar os significados que lhe são atribuídos nessa prática de formação. Tratou-se de uma investigação de caráter descritivo/desconstrutivo de práticas escolares de mobilização de matemática privilegiadas no contexto de formação do Programa acima citado

Abstract: The research started?when the researcher?became uneasy with the?continuing education of?mathematics, appointed by decree of?municipal law, named ?Programa de Aperfeiçoamento na Linguagem Matemática (Improvement Program in Mathematics Language), which has been happening in a city in the interior of the State of São Paulo since 2006 for Elementary I level teachers.?The Program's pretense is to?give teachers an opportunity to reflect?on their practice,?expand knowledge about?pedagogical approaches?in mathematics teaching?and acquire, in?this sense,?intervention?opportunities in the educational process.?The?intention of this?project was to investigate?the uses/meanings the Program defines in academic practices of mathematics mobilization and the uses, in practice, teachers who participated in the training course?in the program context employ. The corpus of the research consisted of interviews with teachers?who participated in the?development of the program?at different times, interviews with?pedagogical coordinators of these teachers, their?mathematics classes observation records,?the?pedagogic materials used by them in class,?the Program's documents and literature that refers to uses of pedagogical approaches to teaching mathematics. The analysis was conducted by using the deconstructive grammatical therapy that links Derrida's deconstructive perspective and Wittgenstein¿s philosophical therapy of language. In this research, the research approach consisted of running pedagogical approaches of mathematics mobilization in the educational field, one being the training context in the Program's scope, to deconstruct/place in therapy/level the meanings assigned in this formation practice. It turned out to be a descriptive/deconstructive research of privileged academic mathematics mobilization practices in the context of the Program's formation mentioned above
Subject: Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Formação de professores
Matematica escolar
Ensino fundamental
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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