Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254066
Type: TESE DIGITAL
Title: A supervisão de estágio : interlocuções sobre a inserção de professores em formação nas escolas de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Title Alternative: The internship supervision : interlocutions about the insertion of beginners teachers in kindergarten and in first years of elementary school
Author: Cristofoleti, Rita de Cássia, 1977-
Advisor: Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Abstract: Resumo: Este estudo analisa os encontros de supervisão de estágio em um curso de Pedagogia, buscando compreender como, ao instaurarem um espaço de interlocução sobre as vivências experimentadas na escola, formavam os professores e seus formadores. Assumindo como referencial teórico as contribuições da teoria enunciativa de Bakhtin, nele buscou-se uma aproximação analítico-interpretativa dos processos de produção de sentidos em circulação na relação de supervisão de estágio, tomada como lócus de investigação do processo de formação. Partindo das especificidades da relação de supervisão de estágio em suas condições de produção mais amplas (como parte do processo de formação teórico-prático de professores) e imediatas (no interior de uma instituição de ensino superior) foi desenvolvida uma análise da dinâmica interlocutiva produzida nos encontros de supervisão. Nesta análise, os assuntos abordados foram focalizados na relação das vozes sociais em jogo nas interlocuções produzidas. Para sua realização foram gravados em áudio, os encontros semanais de supervisão realizados pela pesquisadora, na condição de professora supervisora de estágio do curso de Pedagogia noturno de uma instituição confessional da cidade de Piracicaba (SP), com uma turma de 17 alunas, no período de maio a dezembro de 2012. Os dados produzidos na pesquisa evidenciam que a supervisão de estágio, entendida como um espaço de orientação e de controle da realização do estágio, configura-se no cotidiano de sua realização, como um espaço em que o próprio processo de formação é posto em perspectiva e questionado. Mais do que respostas, a relação de supervisão produz indagações, explicita contradições e limites dos processos educativos vividos na escola básica e na formação acadêmica inicial. Neste sentido, suas possibilidades formativas situam-se na problematização da complexa relação existente entre teoria e prática, ao permitir que estagiários e formadora olhem para ela na concreticidade de sua produção entretecida nas ações e opções dos professores

Abstract: This study analyses the internship supervision meetings in a Pedagogy course, trying to comprehend in which ways the teachers¿ and their tutors¿ education happens, by introducing an interlocution about the school experiences. The theoretical referential chosen were the contributions of Bakhtin¿s enunciation theory, looking for an analytical- interpretative approximation of the processes of production of meanings that surrounds the relationship of the internship supervision teachers, taking the education process as a locus of investigation.Starting from the particularities of the internship supervision relations in its wider production conditions (as a part of the theoretic-practical teachers¿ education) and its immediate ones (inside a higher education institution), it was developed an analysis of the interlocution dynamics produced on the supervision meetings. In the analysis, the subjects were focused on the relations of the social voices on the interlocution produced. The weekly internship supervision meetings were audio taped by a supervisor teacher of a nightly Pedagogy course, at a confessional institution, in Piracicaba city (São Paulo, Brazil), with seventeen students, from May to December 2012.The data obtained through the research evidences that the internship supervision, understood as a place for orientation and internship control, happens in a daily basis, as a place where the education process itself is put in perspective and is questioned. More than answers, the supervision relation brings up questions, explains contradictions and limits of the educational processes lived in elementary school and in the beginning of academic formation. In that way, the education possibilities are placed under questioning the complex relation between theory and practice, by allowing that the interns and the supervisor to look at it in its concreteness production, matted by the teachers¿ actions and options
Subject: Estágio supervisionado
Prática docente
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cristofoleti_RitadeCassia_D.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.