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Type: TESE DIGITAL
Title: Turismo cultural e educação não formal em fazendas históricas paulistas : uma abordagem inovadora no campo do patrimônio histórico-cultural
Title Alternative: Cultural tourism and non formal education in São Paulo history farms : an innovative approach to the historical and cultural heritage field
Author: Lima, Lívia Morais Garcia, 1983-
Advisor: Simson, Olga Rodrigues de Moraes von, 1943-
Abstract: Resumo: A questão central desta pesquisa foi analisar criticamente os princípios estruturadores das ações de educação patrimonial não-formal, realizadas no âmbito do meio rural paulista e voltadas para o público adulto e idoso, provenientes de diferentes classes sociais. A partir da comparação de atividades educacionais em três fazendas históricas paulistas, selecionadas entre as participantes do projeto PPPP/FAPESP (07/55999-1), foram pesquisadas uma de cada um dos tipos de fazendas, já detectados em pesquisa anterior de Mestrado: 1º tipo - fazendas em processo de preparação para assumir atividades turísticas, 2º tipo - fazendas realizando turismo de habitação ou 3º tipo - fazenda voltada para o turismo/empresa através de um hotel - fazenda. Foi realizado um amplo levantamento bibliográfico sobre os temas da pesquisa que alimentou o roteiro para a coleta de entrevistas com os responsáveis pelas propriedades históricas selecionadas e com os visitantes/turistas. Esse processo foi realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo (História Oral) com ênfase na técnica do depoimento oral. As perspectivas da educação não formal ajudam a evidenciar o quão importantes se tornam as atividades turísticas para esses públicos, pois são atividades propícias à aprendizagem das pessoas que realizam as visitas. Tal fato nos permite afirmar que a educação patrimonial não formal pode ser vista então, como mais uma possibilidade de vivência educativa que pode ser potencializada através do turismo cultural. Ela, portanto, é flexível e respeita as diferenças e capacidades de cada visitante, que experimenta e significa suas próprias vivências, acionando memórias passadas e objetivos futuros e também demarcando rupturas

Abstract: The central purpose of this research is to critically analyze the structuring principles of the actions of non-formal patrimonial education, carried out at the rural areas of São Paulo state for adult and elderly population, from different social classes. From the comparison of educational activities in three historic farms of São Paulo, selected among the participants of the project PPPP / FAPESP (07 / 55999-1), were analyzed one of each types of farms, as determined in previous Master's degree research: 1st type - farms in the process of preparations to begin to take on tourist activities, 2nd type - farms performing rental accommodation or 3rd kind - farms focused for tourism / business through a farm hotel. An extensive literature was conducted on the topics of research to prepare the script of the interviews with those responsible for the selected historic properties and visitors / tourists. This process was carried out from a qualitative methodology (Oral History) with emphasis on the technique of oral testimony. The prospects of non-formal education help to highlight how important tourist activities become for these groups as they are propitious to the learning experiences of the visitors. This fact allows us to state that non-formal heritage education can be seen as one more possibility of educational experience that can be improved through cultural tourism. It, therefore, is flexible and respects differences and capabilities of each visitor, which face and signify their own experiences, triggering past memories, future objectives and also defining disruptions
Subject: Educação não-formal
Turismo cultural
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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