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Type: TESE DIGITAL
Title: Expansão do ensino superior público : um olhar sobre os cursos de engenharia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM
Title Alternative: Expansion of public higher education : a look at the engineering courses at the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri- UFVJM
Author: Silva, Adenilson Correia, 1970-
Advisor: Piolli, Evaldo, 1963-
Abstract: Resumo: O trabalho analisa a política e o processo de expansão do ensino superior público no período recente (2008 a 2014) e suas confluências com o novo paradigma da reestruturação produtiva. Trata-se de um estudo de caso sobre a implantação dos cursos de engenharia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí ¿ UFVJM (Campus de Teófilo Otoni ¿ MG). É uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter documental. Com reflexões intensas esta pesquisa se debruça na analise das confluências e impactos do processo de transformação e expansão do ensino superior publico sob o compasso e receituário de uma nova ordem econômica materializada na reestruturação produtiva e flexibilização do trabalho. Propomos discorrer sobre a universidade pública e as políticas de educação superior relacionando suas perspectivas com o mundo do trabalho. Entendemos que esta analise possibilitara observar as confluências dessas relações e os conflitos ideológicos do processo de acumulação do capital com a educação. Para a base teórica dessa dissertação contamos com textos e livros de autores que trouxeram reflexões essenciais para construção desse trabalho como por exemplo, Sguissardi, Leher, Saviani, Heloani, Piolli, entre outros; além dos documentos institucionais. Pretendemos analisar o projeto de expansão das universidades públicas e a lógica do capital e as confluências desse processo na implantação dos cursos de engenharia na UFVJM no campus do Mucuri. Ao Analisar o modelo de expansão das universidades públicas, através do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, compreendemos a organização dos cursos e sua proposta curricular e elementos presentes no projeto das engenharias, que nos permitiram compreender a relação desses com a lógica do novo paradigma produtivo. Percebemos que a essência da formação em engenharia deva ser, porém voltada para a mudança, a criação e desenvolvimento desse futuro profissional

Abstract: The paper analyzes the policy and the process of public university expansion during a recent period (from 2008 to 2014) and its relationship with the new restructuring production paradigm. It is a case study on the implementation of engineering courses at the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys - UFVJM (Teófilo Otoni Campus - State of Minas Gerais / Brazil). It is a qualitative documentary research that focuses on the analysis of the confluences and impacts of the process of public university expansion under the progress and prescription of a new economic order, embodied in the restructuring production and labor flexibility. We propose to discuss the public university policies relating their perspectives with the labor world. We understand that this analysis will make it possible to notice the relationships existing in the topics of this discussion as well as the ideological conflicts between the process of capital accumulation and education. The theoretical framework of this dissertation refers to relevant scholarly literature in the work of some authors such as Sguissardi, Leher, Saviani, Heloani, Piolli, among others, that have brought essential reflections, in addition to institutional documents. We intend to analyze the project of public university expansion and the logic of capital in the implementation of engineering courses in the Mucuri Campus of the UFVJM. When analyzing the model of public university expansion through the Program of Support to the Plan of Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI, we have understood the organization of the courses and their curriculum proposal and the existing elements in the design of engineering that have allowed us to understand their relationship with the logic of the new production paradigm. We have noticed however that the essence of engineering education should be focused on the change, creation and development of this future professional
Subject: Universidades publicas
Ensino superior
Engenharia - Currículos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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