Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254061
Type: TESE DIGITAL
Title: Alguns episódios da educação matemática em Manaus nas décadas de 1960 e 1970
Title Alternative: Some episodes of the mathematics education in Manaus during the decadas of the 1960s and 1970s
Author: Silva, Maria dos Remedios Gomes da, 1981-
Advisor: Miorim, Maria Ângela, 1953-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, intitulada: "Alguns Episódios da Educação Matemática em Manaus nas décadas de 1960 e 1970", teve o objetivo de realizar um estudo histórico sobre momentos e formas de manifestação da Matemática Moderna na cidade de Manaus, capital do Amazonas. Para isso, foi utilizada a História Oral como Metodologia de Pesquisa, em diálogo com diferentes fontes, como propõe Garnica (2010). Os entrevistados foram os primeiros alunos e, no caso da maioria, professores do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia do Amazonas, atual UFAM. O texto desta dissertação, inspirado em livro de Asger Aaboe, é composto, além da introdução e das considerações finais, por quatro episódios. Em "Construindo o Cenário", são apresentados a pesquisadora, o caminho da pesquisa e alguns elementos históricos sobre a Educação em Manaus. No segundo episódio, são analisadas as primeiras manifestações da Matemática Moderna, por meio das páginas do Jornal "A Crítica", em 1962. O terceiro episódio é dedicado ao Curso de Matemática, que iniciou suas atividades em 1961 e que, após algum tempo, tornou-se um importante espaço de estudos e divulgação da Matemática Moderna. O último episódio aborda as diferentes formas de aproximação de professores do Curso de Matemática e de escolas de nível secundário com as propostas modernizadoras. Palavras-chave: História da Educação Matemática em Manaus, Matemática Moderna em Manaus, História do Curso de Matemática da UFAM

Abstract: This search, named "Some episodes of the mathematics education in Manaus during the decades of the 1960s and 1970s" aimed to carry out a historical study on moments and forms do manifesting Modern Mathematic in Manaus, Amazonas, Brazil. For this we used Oral History as research method, dialoguing to different sources, as Garnica (2010) proposes. Subjects were the first students and in most of cases, professors in Mathematics¿ Courses in Amazonian Philosophy College, nowadays Federal University of Amazonas. The text of this dissertation is inspired by Asger Aaboe¿s book and it is composed of an introduction, final remarks and four episodes, such as: The first one, named "Building the scenario" presents the researcher, the method and some historical elements on Education in Manaus. The second one analyses the earlier manifestations of Modern Mathematics based on the pages of the newspaper named "The critic", in 1962. The third episode analyzes the Mathematics Course which began in 1961 and after some time became an important space for studies and dissemination of Modern Mathematics. The last episode approaches the different forms of Mathematics Course approaching teachers and secondary schools with the modernizing proposals. Keywords: History of Mathematics Education in Manaus, Modern Mathematics in Manaus, History of Mathematics course at UFAM
Subject: Educação matemática - Manaus (AM) - História
Matemática moderna
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_MariadosRemediosGomesda_M.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.