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Type: TESE DIGITAL
Title: Visão e perspectiva jurídica na educação de jovens e adultos (PROEJA) : direito à integralidade e a dinâmica de articulação com a especificidade do trabalho
Title Alternative: Vison and legal perspective in adult education (PROEJA) : the right to comprehensive and dynamic context of the specific job
Author: Andrade, Ana Keila Ennes, 1960-
Advisor: Jeffrey, Debora Cristina, 1977-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo geral analisar o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação Jovens (PROEJA) em relação ao currículo, a partir de recontextualização da política, sob influência dos textos políticos, tendo como base o levantamento documental da legislação produzida, na década de 2000. Pauta-se na análise do discurso da política mediante a utilização da Teoria Tridimensional de Miguel Reale (REALE, 2003), como referencial teórico-metodológico. Evidenciou-se que o currículo integrado proposto no PROEJA, representou uma possibilidade de inovação, no que tange a formação integral dos estudantes, como forma de compreender e se compreender no mundo. No entanto, não houve, com base na análise documental, a incorporação de uma concepção de ensino médio integrado na perspectiva da formação unilateral e politécnica. Ao contrário, a proposta de integração/articulação curricular apresentada nos documentos oficiais reforçou o discurso de um ensino médio propedêutico, no qual a profissionalização representou um processo específico e independente

Abstract: This research has the general objective to analyze the Vocational Education Integration Program with the Basic Education in the form of Youth Education (PROEJA) regarding the curriculum, from recontextualization of politics, under the influence of political texts, based on the survey document the legislation produced, in the 2000s Tariff in the political discourse analysis by using the Theory Three-dimensional Miguel Reale (REALE, 2003), as a theoretical and methodological framework. It became clear that the integrated curriculum proposed in PROEJA, represented a possibility for innovation, regarding the integral formation of students as a way to understand and be understood in the world. However, there were not based on document analysis, incorporating a high school design integrated the perspective of unilateral and polytechnic training. On the contrary, the proposed integration / joint curriculum presented in official documents reinforced the speech of a preparatory high school, where the professional was a specific and independent process
Subject: Programa Nacional de Integração da Educação Profissinal com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Política educacional
Educação profissional
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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