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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Relações de trabalho flexíveis nas escolas estaduais paulistas : professores interinos, extranumerários, temporários (1930-2015)
Title Alternative: Flexible labor relations in state schools paulistas : teachers interm, extranumerários, temporary (1930-2015)
Author: Pereira, Gislaine dos Santos, 1978-
Advisor: Souza, Aparecida Neri de, 1952-
Abstract: Resumo: A presente dissertação analisa as formas de contratação de professores temporários, interinos e extranumerários das escolas públicas estaduais paulistas no período de 1930 a 2015; as condições e a organização do trabalho docente; e, as representações que os professores constroem sobre seu trabalho. Para desenvolver a pesquisa foram examinados (a) a legislação do período elaborada pelos poderes executivo e legislativo interrogando suas consequências nas relações de trabalho dos professores no setor público; (b) os depoimentos sobre as trajetórias profissionais; e (c) a organização e a condições de trabalho numa determinada escola estadual de ensino fundamental e médio no município de Campo Limpo Paulista/SP. A pesquisa se apoia teórica e metodologicamente nas concepções de experiência de E.P. Thompson; de trabalho precário de Vasapollo, Braga, Cingolani, Castel, Harvey; de relações de trabalho no setor público de Souza, Cação, Teixeira, Nadai, Arroyo. O estudo realizado informa que o trabalho docente tem sido, historicamente precário e que o Estado tem contribuído significativamente com este quadro mediante instrumentos legais para a institucionalização da precariedade. Os professores entrevistados constroem representações sobre o trabalho que realizam como relevante, portanto a despeito das condições e das relações de trabalho não abandonam o ofício docente, permanecem e atribuem diferentes sentidos a este que vai da "vocação" à noção de "trabalho" como portador de um projeto de transformação de gerações

Abstract: This dissertation examines the ways of hiring teachers temporary, interim and extranumerários of public state schools from São Paulo in the period from 1930 to 2015; the conditions and organization of the teaching work; and, the representations that teachers build on their work. To develop the research was examined (a) the legislation of the period established by executive and legislative powers by asking their consequences in relations of teachers' work in the public sector; (b) the statements on the professional trajectories; (c) the organization and conditions of work in a particular public school elementary and high-school in the city of Campo Limpo Paulista/SP. The research supports theoretical and methodological concepts in experience of E. P. Thompson; precarious job to Vasapollo, Braga, children enrolled, Castel, Harvey; labor relations in the public sector of Souza, Cation, Teixeira, Nadai, Arroyo. The study reports that the teacher's work has been, historically precarious and that the State has contributed significantly through legal instruments for the institutionalisation of precariousness. The interviewed teachers construct representations about the work they do as relevant, so in spite of the conditions and labor relations do not leave the office of teaching, remain and attribute different meanings to this that goes from "vocation" the concept of "work" as the bearer of a transformation project of generations
Subject: Trabalho docente
Professores - Condições de trabalho
Relações de trabalho
Setor público
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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