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Type: TESE DIGITAL
Title: Um estudo sobre preocupação e envolvimento com o desenvolvimento de carreira em estudantes do ensino superior
Title Alternative: A study of concern and involvement with career development in higher education students
Author: Freitas, Joseane Vasconcellos de, 1980-
Advisor: Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Abstract: Resumo: O mundo do trabalho vem passando por diversas mudanças que afetam as organizações, as relações de trabalho e consequentemente as carreiras profissionais. No cenário atual os indivíduos são gestores da sua carreira, ou seja, devem se comportar de forma ativa e como protagonistas na construção dos seus percursos de vida e carreira. O desenvolvimento de carreira é entendido por alguns téoricos como um processo, que ocorre ao longo da vida do sujeito, porém este estudo focaliza o estudante de graduação do ensino superior, fase esta de formação que traz exigências específicas, uma vez que coincide com demandas sociais importantes, como escolha da área de atuação e o ingresso no trabalho. O estudo assumiu como base teórica o modelo de desenvolvimento de carreira de Donald Super e seu objetivo foi o de identificar e analisar as preocupações e envolvimento com as tarefas de carreira de estudantes do ensino superior e sua relação com as variáveis: faixa etária, sexo, atividade remunerada e semestre do curso. Participaram do estudo 132 estudantes do curso noturno de Administração de um Centro Universitário do interior do estado de São Paulo, com idade variando de 18 a 46 anos, que responderam ao Inventário de Preocupações e Envolvimento com as Tarefas de Carreira (IPC - r grades atitudinal e comportamental). Os resultados envolveram análises em duas etapas, a primeira a partir dos itens que compõem cada uma das duas grades e, a segunda a partir dos fatores subjacentes aos itens, identificados a partir de análise fatorial exploratória. Os resultados apontaram a presença de três fatores para cada uma das duas grades do inventário, porém, com diferentes composições de itens, sendo que os níveis de preocupação e envolvimento com as tarefas de carreira dos estudantes se mostraram acima do ponto médio da escala. Em relação às variáveis investigadas, observou-se que nenhuma delas exerce efeito geral sobre o conjunto dos seis fatores. Faixa etária e, em especial, semestre do curso e realização de atividade remunerada associam-se com diferentes fatores da grade de preocupação e de envolvimento com as tarefas de carreira. Discutem-se as diferenças observadas em relação às etapas de desenvolvimento de carreira do modelo teórico subjacente e a partir das características dos sujeitos envolvidos. Apresentam-se recomendações para estudos futuros

Abstract: The world of work has undergone several changes that affect organizations, labor relations and consequently professional careers. In the present scenario individuals are managers of their career, that is, to behave actively and as protagonists in the construction of their life path and career. The career development is understood by some theorists as a process that occurs over the life-time. This study focuses on the under graduate life-time students, this phase of training that provides specific requirements, as it coincides with social demands important as choosing the area of operation and entry into the job. The study took as theoretical basis the career development model of Donald Super and its purpose was to identify and analyze the concerns and involvement with students career tasks of higher education and its relationship with the variables age, gender, activity paid and half of the course. Study participants were 132 students in evening classes of Directors of a university center in the state of São Paulo, aged 18-46 years who responded to inventory concerns and involvement with the Career Tasks (IPC - r attitudinal bars and behavioral). The results of analysis involved in two stages, the first from the items that make up each of the two grids and the second from the underlying factors to the items identified from exploratory factor analysis. The results showed the presence of three factors for each of the two grids of the inventory, but with different compositions of items, and the levels of concern and involvement with career tasks of the students showed up middle of the scale. Regarding types of variables investigated it was found that none of them exerts overall effect on all the six factors. Age group and in particular, half of the course and performing paid work are associated with different factors of concern grating and involvement with career tasks. Discusses the differences observed in relation to career development steps of the underlying theoretical model and from the characteristics of the subjects involved. They present recommendations for future studies
Subject: Ensino superior
Estudantes universitários
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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