Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254054
Type: TESE DIGITAL
Title: Um estudo sobre apoio social, motivação e autoconceito : relações com o desempenho acadêmico de universitários
Title Alternative: A study about social support, motivation and self-concept : relations with the academic performance of college
Author: Matias, Renata de Castro, 1987-
Advisor: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Abstract: Resumo: Atualmente estudos empíricos tem revelado que a adaptação ao contexto universitário é um processo complexo e multidimensional, que envolve diversos fatores, tanto de origem interna quanto externa. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivos avaliar o apoio social percebido, a satisfação com esse apoio, a motivação declarada, o autoconceito e desempenho de universitários e verificar dentre as variáveis investigadas a que melhor explica o desempenho desses estudantes. Participaram deste estudo 234 universitários, entre 19 e 39 anos, de ambos os sexos, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde, provenientes de quatro Instituições de Ensino Superior de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais. A coleta de dados seguiu os seguintes procedimentos: os universitários responderam a um questionário que investigava o perfil dos estudantes e instrumentos de avaliação do apoio social, motivação e autoconceito. Para fins de aferir o desempenho foi calculada a média aritmética geral das disciplinas cursadas durante os dois últimos semestres. Os resultados demonstraram que para um bom rendimento os alunos necessitam se perceberem apoiados socialmente e estarem satisfeitos com esse apoio, declararem-se motivados e possuírem uma boa percepção sobre si

Abstract: Nowadays empirical studies have revealed that adaptation to university context is a complex and multidimensional process, which involves different factors, both internal and external origin. In this sense the present study aimed to evaluate the perceived social support, satisfaction with this support, the declared motivation, self-concept and academic performance and check among the investigated variables that best explains the performance of these students. The study included 234 students, between 19 and 39 years, of both sexes, from the areas of exact sciences, social sciences and health, originating in four Institutions of Higher Education of a city in the state of Minas Gerais. Data collection followed the following procedures: university answered a questionnaire investigating the profile of students and evaluation instruments of social support, motivation and self-concept. For purposes of measuring the performance was calculated the general arithmetic average of the subjects studied during the last two semesters. The results showed that for a good return students need to realize socially supported are satisfied with this support, if they declare-motivated and having a good perception of him
Subject: Ensino superior
Apoio social
Motivação
Autoconceito
Desempenho acadêmico
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Matias_RenatadeCastro_M.pdf600.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.