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Type: TESE DIGITAL
Title: Estudo da aprendizagem profissional de uma comunidade de professoras de matemática em um contexto de práticas de letramento docente
Title Alternative: Study of the professional learning community of mathematics teachers in a context of teaching literacy practices
Author: Cristovão, Eliane Matesco, 1971-
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo identificar, descrever e compreender as aprendizagens de professoras de matemática que participam de uma comunidade situada na fronteira entre a escola e a universidade, imersa em um contexto permeado por práticas letradas constitutivas desses dois mundos, que problematizam as práticas escolares. Produzida sob um paradigma narrativo e interpretativo - e orientada pela questão investigativa: Que aprendizagens são evidenciadas na análise de práticas de letramento de uma comunidade de professoras de matemática? - a pesquisa buscou identificar, descrever e compreender estas aprendizagens a partir do referencial da teoria social da aprendizagem (WENGER, 2013) e dos conceitos de aprendizagem como uma atividade situada (LAVE, 2001; LAVE e WENGER, 2002) e de aprendizagem DOCENTE situada em uma comunidadefronteiriça (FIORENTINI, 2013). Os conceitos de práticas de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET, 2004, 2007, 2014) e de letramento docente (VASCONCELOS, 2013; ROSSO et. al., 2011) foram relevantes para caracterizar as práticas que permeiam o contexto da comunidade investigada. A interlocução com autores como Gatti, Barreto e André (2011) e Scheibe (2010), além de documentos oficiais (BRASIL, 2001, 2008, 2009), possibilitou ampliar a compreensão sobre as políticas que têm norteado a formação de professores no Brasil. Com base em Nacarato, Gomes e Grando (2008), Nacarato e Grando (2013), Davis et. al. (2011) e Passos et. al. (2006), foi possível caracterizar melhor e problematizar alguns contextos alternativos de formação, especialmente aqueles relacionados a grupos de professores de matemática que adotam uma perspectiva colaborativa de estudo e pesquisa. Metodologicamente, o estudo baseou-se nos pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ e CONELLY, 2011). O corpus de análise foi constituído a partir de áudio gravações dos encontros quinzenais realizados durante um recorte temporal de três anos da existência dessa comunidade que completou 10 anos em 2015. Estas gravações, as memórias escritas dos encontros, materiais produzidos no grupo e narrativas escritas pelas professoras, foram utilizados para compor narrativas que permitiram fazer um zoom para as práticas. Estas narrativas situam diferentes episódios num tempo e espaço, permitindo estabelecer relações entre eles. Para captar o ponto de vista das protagonistas, foi elaborado, ainda, um questionário interativo e coletivo, respondido por meio de uma ferramenta digital, e foi solicitado, a cada professora, a escrita de um perfil autobiográfico. A análise, realizada a partir destes quatro eixos: (1) aprendizagem como participação, (2) aprendizagem como fazer, (3) aprendizagem como pertencimento e (4) aprendizagem como transformação, caracterizou-se num movimento de (re)narrar as narrativas de forma analítica, por meio de seu entrelaçamento com os perfis autobiográficos e com as respostas ao questionário, evidenciando, com auxílio do referencial teórico, as aprendizagens dessa comunidade. A pesquisa apontou que diferentes práticas potencializam diferentes aprendizagens, mas que elas se entrecruzam e se complementam, evidenciando que os conhecimentos "para", "na" e "da" prática (COCHRAN-SMITH e LYTLE, 1999) vão se produzindo no engajamento das professoras nessa comunidade fronteiriça, cujo contexto é permeado por práticas de letramento docente pertencentes ao mundo da escola e ao mundo da universidade. Este engajamento pode transformar suas práticas e podem, ainda, ampliar sua visão sobre a complexidade da escola e sobre o âmbito de suas ações no campo em que estão inseridos, no caso, o da Educação Matemática

Abstract: This research, qualitative approach aims to identify, describe and understand learning math teachers participating in a community on the border between the school and the university, immersed in a context permeated by constitutive writing practices of both worlds, which problematize school practices. Produced under a narrative and interpretive paradigm - and guided by the investigative question: What learning is evidenced in the literacy practices analysis of a community of mathematics teachers? - Research aimed to identify, describe and understand these learning from the framework of social learning theory (WENGER, 2013) and learning concepts as a situated activity (LAVE, 2001;LAVE and WENGER, 2002 ) and TEACHING learning located in a border community (FIORENTINI, 2013). The concepts of literacy practices (KLEIMAN, 1995; STREET, 2004, 2007, 2014) and teaching literacy (VASCONCELOS, 2013;.. ROSSO et al, 2011) were relevant to characterize the practices that permeate the context the investigated community. The dialogue with authors such as Gatti, Barreto and André (2011) and Scheibe (2010), as well as official documents (BRASIL, 2001, 2008, 2009), made it possible to expand the understanding of the policies that have guided the training of teachers in Brazil. Based on Nacarato, Gomes and Grando (2008), Nacarato and Grando (2013), Davis et. al. (2011) and Passoset. al. (2006) made it possible to better characterize and discuss some alternative contexts of education, especially those related to groups of mathematics teachers who adopt a collaborative approach to study and research. Methodologically, the study was based on the narrative research assumptions (CLANDININ & CONNELLY, 2011). The analysis corpus was made from audio recordings of the fortnightly meetings over a time frame of three years of existence of this community who has completed 10 years in 2015. These recordings, the memoirs of the meetings, materials produced in the group and narratives written by teachers, have been used to compose narratives that allowed zoom in to practice. These narratives are located various episodes in time and space, allowing to establish relationships between them. To capture the perspective of the protagonists, it has been prepared also an interactive questionnaire and collective, responded through a digital tool, and was told, every teacher, writing an autobiographical profile. The analysis, carried out from these four areas: (1) learning as participation, (2) learning how to do, (3) learning as belonging and (4) learning as transformation, was characterized by a movement of (re) narrate the narratives analytically, through its relationship with the autobiographical profiles and responses to the questionnaire, indicating, with the help of the theoretical framework, the learning that community. The survey showed that different practices leverage different learning, but that they intersect and complement each other, showing that the knowledge "to", "in" and "the" practice (COCHRAN-SMITH & LYTLE, 1999) will be producing the engagement of teachers in this border community, whose context is permeated by practices of teaching literacy belonging to the school world and the world of the university. This engagement can transform their practices and can also enlarge your view of the complexity school and the scope of their actions in the field in which they live, in this case, the mathematics education
Subject: Aprendizagem docente
Comunidades de prática
Formação de professores
Educação matemática
Letramento
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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