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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Educação estética em práticas antropofágicas na ampliação do repertório artístico-cultural de estudantes de pedagogia (UECE)
Title Alternative: Aesthetic education in anthropophagic practices in expanding the artistic-cultural repertoire of pedagogy students (UECE)
Author: Moraes, Ana Cristina de, 1975-
Advisor: Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Abstract: Resumo: Investiga sobre processos de educação estética e os acessos a saberes culturais variados, oferecidos pela Universidade e que possibilitem tal educação. As reflexões são guiadas pela perspectiva de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE - Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI - e permeadas pela ideia de que ações pedagógicas antropofágicas (culturalmente falando) tendem a favorecer a ampliação do repertório artístico-cultural desses estudantes e, por conseguinte, a desencadear processos de educação estética; sendo essa ação pedagógica antropofágica dotada de caráter educativo que possibilita o acesso a produtos culturais, informações, experiências estéticas, mobilizando saberes variados e estimulando as pessoas a aprofundarem esses saberes através de estudos teórico-práticos, tendo em vista a dilatação de sua formação pessoal e profissional. A pesquisa possui uma abordagem teórico-metodológica quali-quantitativa (Flick, 2009 e Bardin, 2011) envolvendo procedimentos como discussões em grupo, elaboração de perfil artístico-cultural dos estudantes, observação assistemática e análise documental. Autores como Suassuna (2009; 1996); Schiller (2011; 2009); Duarte Junior (2011; 2010; 2000); Marcuse (2013; 1978); Tardif (2007), dentre outros, constituem referências importantes no estudo. Em meio a tantos achados significativos, a pesquisa inferiu que a educação estética de estudantes de Pedagogia exige ações antropofágico-culturais no âmbito da formação inicial que mobilize integradamente ações de ensino, pesquisa e extensão. Além de uma oferta contínua de políticas públicas de cultura que transcenda os limites da universidade, e permeie o acesso cotidiano desses estudantes a vivências estéticas significativas e a produtos culturais, capazes de ensejar a dilatação da sensibilidade e a ampliação de saberes deles. O estudo constatou que não há uma só proposta de educação estética na universidade. E que as ações estético-formativas atingem as pessoas de modo não linear e variado, dadas as diversidades subjetivas. Essa educação é um processo, por vezes, difícil e lento. As observações feitas e algumas falas dos estudantes também explicitam que ações estético-artísticas podem ser muito relevantes, mesmo que, algumas vezes, contingenciais e difusas, por fomentar aprendizagens significativas. Sendo que essas aprendizagens e o acesso às artes, de algum modo, precisam estar embasadas no conhecimento de técnicas que as constituem. De modo geral, as análises consolidam a percepção da necessidade da universidade - enquanto pólo cultural fundamental para os estudantes - ampliar seus horizontes no referente à mobilização de múltiplos saberes capazes de contribuírem na composição do repertório desses estudantes

Abstract: Investigates aesthetic education processes and access to diverse cultural knowledge, offered by the University and to enable such education. The reflections are guided by the prospect of Pedagogy students from the State University of Ceará - UECE - Faculty of Education Itapipoca - FACEDI - and permeated by the idea that anthropophagic pedagogical actions (culturally speaking) tend to favor the expansion of artistic and cultural repertoire of those students and, therefore, the trigger aesthetic education process. And this anthropophagic pedagogical action endowed with educational character and provides access to cultural products, information, aesthetic experiences, mobilizing diverse knowledge and encouraging people to deepen this knowledge through theoretical and practical studies, with a view to expansion of his personal training and professional. The survey has a theoretical and methodological approach qualitative and quantitative (Flick, 2009 and Bardin, 2011) involving procedures such as group discussions, preparation of artistic and cultural profile of students, systematic observation and document analysis. Authors like Suassuna (2009; 1996); Schiller (2011; 2009); Duarte Junior (2011; 2010; 2000); Marcuse (2013; 1978); Tardif (2007), among others, are important references in the study. Among so many significant findings, research inferred that the aesthetic education of Education requires students anthropophagic-cultural activities in initial training to mobilize an integrated educational activities, research and extension. In addition to a continual supply of public cultural policies that transcend the boundaries of the university, and permeate the daily access of students to significant aesthetic experiences and cultural products, which can give rise to dilatation of sensitivity and expand their knowledge. The study found that there is not a proposal for aesthetic education in college. And the aesthetic-training activities reach people nonlinear and varied as they have the subjective differences. This education is a process, sometimes difficult and slow. The comments made and some speeches of the students also explain that aesthetic-artistic actions can be very relevant even point and diffuse that by foment meaningful learning. And these learning and access to the arts in some way, need to be informed in the knowledge of techniques that constitute them. Overall, the analyzes consolidate the perceived need of the university - as a key cultural center for students - expand your horizons with regard to mobilization of multiple knowledge able to contribute in the composition of repertoire this students
Subject: Educação estética
Educação
Antropofagia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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