Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254014
Type: TESE
Title: O aprimoramento da prática docente no ensino de Filosofia por meio do Curso Específico de Formação da EFAP/SP
Title Alternative: The enhancement of the practice in teaching Philosophy through the Specific Training Course offered by EFAP/SP
Author: Frau, Erica Cristina, 1980-
Advisor: Rodrigo, Lidia Maria, 1949-
Abstract: Resumo: Esta dissertação concentra-se no estudo do aprimoramento da prática docente, do ensino de filosofia, por meio do Curso Específico de Formação da EFAP/SP - Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato Costa Souza. A temática deste estudo parte do pressuposto de que a SEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acredita que a formação inicial dos professores de filosofia não contempla suas necessidades, pois existe, por parte dos docentes, a falta de conhecimentos do Currículo vigente e do preparo didático pedagógico. Para tentar romper com essa falta de formação apropriada, dada a estrutura dos cursos de graduação e do contexto histórico do Ensino de Filosofia no Brasil, a SEE/SP criou a EFAP/SP e o Curso Específico de Formação. A temática da dissertação nos leva ao problema central deste estudo: de que maneira o Curso Específico de Formação para os professores ingressantes de filosofia na rede pode contribuir para os estudos e para o aprimoramento da prática docente e como isso pode refletir no aprendizado dos alunos, no que se refere ao ensino de filosofia? Com a intenção de apresentar o cenário do ensino dessa disciplina no nível médio, o primeiro capítulo apresenta concepções de ensino, entre elas as modalidades de abordagem, os aspectos didáticos e os subsídios para um ensino que leve ao filosofar. O segundo capítulo, apresenta a estrutura do Curso Específico de Formação em Filosofia da EFAP/SP e expõe o contexto de sua criação, apresentando de forma pontual os conteúdos e as metodologias de abordagem dos dez módulos presentes na Formação Específica em Filosofia. Finalmente, o capítulo três apresenta a formação inicial e continuada dos professores, com a intenção de refletir sobre a importância do aprimoramento da prática. Ainda neste capítulo, é exposto o ponto de vista de alguns docentes que passaram pela formação oferecida pela SEE/SP, sendo finalizado com um balanço crítico sobre as práticas de formação continuada e as possibilidades de melhora na aprendizagem dos alunos por meio destas. A conclusão procura deixar claro que existem diversas formas para a promoção e para o desenvolvimento de um ensino que contemple a aprendizagem e que a participação dos docentes em formações continuadas pode auxiliar e contribuir para o aprimoramento da prática, melhorando, assim, a qualidade do ensino de filosofia no nível médio

Abstract: This dissertation focuses on the study of the enhancement of the practice in teaching Philosophy through the Specific Training Course offered by EFAP/SP. The proposed theme assumes that the SEE/SP believes that the initial formation of the philosophy teachers does not meet their needs, due to the teachers lack of knowledge of the current Curriculum as well as their pedagogical didactic preparation. Attempting to break away with this inappropriate training and considering the structure of the graduation courses and the historical context of the Philosophy Teaching in Brazil, the SEE/SP has created the EFAP/SP and the Specific Training Course. The issue brings us to the central problem of the project: how the Specific Training Course for the beginner philosophy teachers can contribute to empowering their pedagogical practices, their continued education and how this may reflect on the students learning. Aiming at presenting the scenario of Philosophy teaching at the secondary level, the first chapter introduces the concepts of teaching, including the modalities of approach, the didactic aspects and subsidies to a teaching that leads to philosophizing. The second chapter presents the structure of the Specific Training Course in Philosophy of EFAP / SP and exposes the context of its creation, presenting, in an accurate manner, the content and methodological approaches of the ten modules that comprise the Course. The third chapter presents the initial (graduation) and continuing education of teachers, with the intention of exposing the importance of empowering the teaching. This chapter also reports the testemonials of some teachers who have attended the training courses offered by the Secretariat of Education of São Paulo state. The chapter ends with the critical evaluation of the practices in continuing teachers education and how they might improve the students learning. The conclusion of the work tries to enlighten that there are several ways to promote and develop a teaching practice that reaches learning and might help the teachers who have participated in it, to improve the quality of the Philosophy teaching in the middle level
Subject: Filosofia - Estudo e ensino
Formação continuada
Prática docente
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Frau_EricaCristina_M.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.