Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254007
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A natureza da química em fontes históricas do Brasil colonial (1748-1855) : contribuições da história da exploração mineral para o ensino de química
Title Alternative: The nature of chemistry through primary historical sources from colonial Brazil (1748-1855) : contributions from the history of mineral exploitation to the chemistry teaching
Author: Gandolfi, Haira Emanuela, 1987-
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Abstract: Resumo: Em virtude do desafio atual de tornar o Ensino de Ciências interessante, abrangente e formador de cidadãos críticos, a presente investigação busca realizar uma reflexão a respeito da inserção da História e da Filosofia da Ciência (HFC) em atividades de Ensino de Química. Pretende-se discutir, a partir do ponto de vista do ensino da Natureza da Ciência (NOS), as potencialidades do estudo da História e da Filosofia da Ciência para o Ensino de Química, essencialmente relevantes para a elucidação de como se dá a gênese e o desenvolvimento dos conhecimentos e das práticas químicas. Com o objetivo de divulgar as possibilidades do trabalho, em sala de aula, com aspectos da Natureza da Química, essa investigação explorou, a partir de uma Pesquisa Histórica, e analisou, dentro do referencial do Ensino de Ciências e da HFC, diferentes fontes históricas primárias, produzidas no contexto da exploração mineral no período colonial brasileiro. Buscou-se apresentar e estimular a leitura, interpretação e análise de textos histórico-científicos, sob a luz da HFC e da NOS, visando um maior contato de professores e estudantes com aspectos e características do mundo científico e das práticas e conhecimentos químicos em um contexto brasileiro, através do estudo de uma das mais importantes atividades de exploração natural desenvolvida ao longo da História do Brasil

Abstract: Due to the present challenge to transform Science Education into an interesting, comprehensive and capable of forming critical citizens process, this research aims to reflect about the insertion of History and Philosophy of Science (HPS) into Chemistry Teaching activities. The intention here is to discuss, from the teaching of the Nature of Science (NOS) perspective, the potential of History and Philosophy of Science for Chemistry Teaching, as these topics are essentially relevant to the elucidation of the genesis and the development of knowledge and practices related to Chemistry. In order to disseminate the possibilities of classroom practices related to the Nature of Chemistry, this research explored, by undertaking a Historical Research, and analyzed, within the framework of Science Teaching and HPS, several primary historical sources, produced in the context of mineral exploitation during the Brazilian colonial period. The objective here was to introduce and encourage reading, interpretation and analysis of historical-scientific texts, under the light of the HPS and the NOS, looking forward to approximate teachers and students to aspects and features of the scientific world and of chemical practices and knowledge in a Brazilian context, through the study of one of the most important natural exploitation activities developed throughout the Brazilian History
Subject: História da ciência
Ciênciaa - Filosofia
Ensino de Ciências - Química
Fontes historicas
Mineração - Brasil
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gandolfi_HairaEmanuela_M.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.