Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254001
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A Escola Isolada Modelo de Campinas (1937 - 1940) e a Escola Estadual Mista Desdobrada Vargem do Cedro (1933 - 1944) : culturas escolares e educação comparada
Title Alternative: The Escola Isolada Modelo de Campinas (1937 - 1940) and the Escola Estadual Mista Desdobrada Vargem do Cedro (1933 - 1944) : school cultures and comparative education
Author: Philippi, Carolina Cechella, 1990-
Advisor: Menezes, Maria Cristina, 1958-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve por objetivo a comparação de duas instituições escolaresatravés de categorias de análise, analisando a forma como suas culturasescolares se constituem no interior de cada escola. O estudo se ocupou dedocumentos da Escola Isolada Modelo (anexa à Escola Normal Carlos Gomes - Campinas, São Paulo) no período que se estende entre 1937 e 1940, e daEscola Estadual Mista Desdobrada Vargem do Cedro (São Martinho, SantaCatarina) no período entre 1933 e 1944. Para tanto tomou como fontes documentos retirados dos arquivos escolares das duas instituições, entendidos aqui como excertos de seu patrimônio histórico educativo. São eles: 6 (seis)Livros de Chamada, 1 (um) Livro de Matrícula, 1 (um) livro de Registro Escolar pertencentes a Escola Estadual Mista Desdobrada Vargem do Cedro, 2 (dois) Livros de Chamada pertencentes a Escola Isolada Modelo. Tais documentos foram tomados como fontes para pesquisa e comparados segundo as seguintes categorias: materialidade das fontes, perfil discente e escritas marginais da docente. Estes documentos foram também tomados como objeto,sendo apresentada a forma de acesso e as condições de pesquisa nos diferentes arquivos. O estudo comparado das duas instituições escolares situadas no interior do mesmo país permitiu perceber a multiplicidade das culturas escolares em seu interior, bem como os diferentes modos de ação dos sujeitos de cada escola. A preocupação em mostrar diferentes formas de agir no interior das instituições permitiu perceber limites do movimento de padronização das instituições na época. Buscando evidenciar singularidades das diferentes escolas, foi possível apontar para contornos de inventividade e autonomia dos diferentes sujeitos a ocuparem os distintos ambientes escolares

Abstract: This master's dissertation aims at comparing two educational institutionsthrough categories of analysis by analyzing how their school cultures areconstituted within each school. The study's corpus consisted of documents ofthe Escola Isolada Modelo (which is next to Escola Normal Carlos Gomes - Campinas, Brazil) from 1937 to 1940 and Escola Estadual Mista Desdobrada Vargem do Cedro (São Martinho, Santa Catarina) from 1933 to 1944.Therefore, the documents taken from both schools' archives consisted ofresources, being defined here as excerpts of their educational historicalpatrimony. Which are: six (6) Attendance Books, one (1) Enrollment Book andone (1 ) School Registration Book that belong to the Escola Estadual MistaDesdobrada Vargem do Cedro¿s records, and two (2) Attendance Books fromEscola Isolada Modelo¿s records. These documents were used as sources forresearch and were also compared in accordance with the following categories:materiality of sources, student profile and the teacher's marginal writings. Thesedocuments were also taken as object, meaning that the way they wereaccessed and the research conditions were presented in different records. Thecompared study of both educational institutions located in the same countryallowed to understand the multiplicity of school cultures as well as the different subjects' ways of behaving in each school. The concern to show different waysof behaving within the institutions allowed to comprehend the limits of the standardization movement of the institutions at the time. By disclosing theuniqueness of the different schools, it was possible to point out the inventiveness boundaries and the autonomy of different subjects when occupying different school environments
Subject: Educação comparada
Cultura escolar
Arquivo escolar
Patrimônio histórico
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Philippi_CarolinaCechella_M.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.