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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Autoeficácia ocupacional e de decisão de carreira : análise de uma intervenção em estudantes do ensino médio público
Title Alternative: Occupational self-efficacy and career decision-making : analysis of an intervention on public high school students
Author: Graciola, Marilda Aparecida Dantas, 1977-
Advisor: Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Abstract: Resumo: O presente trabalho, de delineamento quase-experimental, investigou os efeitos de uma intervenção focada na exploração e no planejamento quanto ao futuro acadêmico/profissional em estudantes do ensino médio público. A proposta dessa intervenção está pautada na Teoria Social Cognitiva de Carreira que está voltada a pesquisar, compreender, analisar, discutir e intervir no campo de desenvolvimento de carreira, enfatizando os papéis dos pensamentos autorreferentes na motivação e no comportamento humano. A intervenção foi intermediada pelo livro O futuro está logo ali, Elpídio - Entre nesta conversa sobre pensar o que vem adiante, cujo conteúdo, guiado por questões, reflexões e busca de informações sobre o desenvolvimento de carreira do personagem Elpídio, é que serviram de embasamento. A investigação ocorreu por meio das análises das percepções de crenças de autoeficácia na tomada de decisões de carreira, autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais dos estudantes, em condições de pré e pós-teste. Participaram 166 estudantes da 2ª série do ensino médio de duas escolas públicas paulistas, divididos em dois grupos experimentais e dois grupos de controle. Foram utilizados como materiais o livro citado e instrumentos de coleta de dados, sendo estes: 1) questionários de caracterização; 2) escala de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais; e 3) escala de autoeficácia na tomada de decisão de carreira. O desenvolvimento da intervenção ocorreu durante um semestre letivo, de forma coletiva e em encontros periódicos realizados nas salas de aula da própria escola e com apoio de professores. Os instrumentos foram aplicados antes e depois da intervenção. A análise de dados permitiu a verificação da intervenção por meio da comparação entre o pré e o pós-teste, bem como as comparações entre as variáveis pessoais e sociais dos estudantes dos grupos experimentais e de controle. Os resultados de análises de correlações (Spearman) entre as crenças de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais indicaram convergências entre as categorizações de ocupações para ambos os grupos, sendo que o GE apresentou ampliação nas correlações. Nas comparações entre grupos foram identificadas diferenças significativas entre gêneros, etnias, escola, renda familiar e se exerce trabalho remunerado para ambos os grupos. Nas análises de variância (Anova) identificou-se no GC diminuição das percepções de autoeficácia em diferentes categorias, enquanto que o GE manteve suas percepções na maior parte delas. Os resultados encontrados trouxeram contribuições para embasar perspectivas quanto aos projetos de vida no que tange ao planejamento de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas pautadas na Teoria Social Cognitiva de Carreira

Abstract: This quasi-experimental designed work investigated the effects of an intervention focused on the exploration and planning of the professional/academic future of public high school students. This intervention is based on Social Cognitive Theory of Career, which has as its objective to research, to understand, to analyze, to discuss and to intervene in the field of career development, with emphasis on the roles of self-referral thoughts in human motivation and behavior. It was mediated by the book named O futuro está logo ali, Elpídio - Entre nesta conversa sobre pensar o que vem adiante. (The future is right there, Elpídio - Join this conversation about thinking on what is coming next) This narrative brings the character Elpídio and his questions, reflections and search for information about his career development. The investigation happened through analyses of career decision-making self-efficacy perceptions, occupational self-efficacy of formation, and students occupational interests . There was a pre and a post-test. One hundred sixty-six students participated. They go to the second year of high school in two public schools in São Paulo State, and they were divided into two experimental and two control groups. The materials used were the above mentioned book, and the following instruments: 1) characterization questionnaire; 2) the Occupational Self-Efficacy of formation and occupational interests 3) the Career Decision Self-Efficacy Scale. The intervention lasted one school semester. It was conducted in a collective way, through periodic meetings at the schools, inside the classrooms, and with the teachers' support. The instruments were applied before and after the intervention. Data analyses allowed to verify the intervention by comparing the pre and post test results, as well as the comparisons among the students' personal and social variables of the experimental and control groups. The results of the correlations analyses (Spearman) between occupational self-efficacy of formation and occupational interests indicated similarities between the categorizations of occupations for both groups, having the experimental groups presented more correlations. When comparing both groups, significant differences were identified among genres, ethnicities, school, familiar income, and if they have a paid job. Through variation analysis (Anova) it was identified in the control group higher occurrence of the decreasing of self-efficacy perceptions, whereas the experimental group maintained its perceptions in most part of the categories. The results brought contributions to support life projects as to career planning of public high school students, guided by the Social Cognitive Theory of Career
Subject: Autoeficácia
Carreira - Formação
Ensino médio
Editor: [s.n.]
Citation: GRACIOLA, Marilda Aparecida Dantas. Autoeficácia ocupacional e de decisão de carreira: análise de uma intervenção em estudantes do ensino médio público. 2015. 209 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253994>. Acesso em: 27 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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