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Type: TESE
Title: Dança e autismo, espaços de encontro
Title Alternative: Danse et autisme, espaces de rencontre
Author: Viana, Anamaria Fernandes, 1969-
Advisor: Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa
Abstract: Resumo: Essa tese apresenta reflexões sobre a prática da dança improvisação sob o prisma do espaço com crianças e jovens ditos autistas na região da Bretanha francesa. Tem como base de constituição uma longa experiência de 18 anos como artista da dança atuante na interface entre arte, saúde e educação. A partir de relatos de vivências com os praticantes, seus familiares e profissionais da dança, da educação e da saúde mental, este estudo levanta questões ainda pouco exploradas no universo da dança e propõe outras formas de se relacionar com essas pessoas extraordinárias. Para isso, parte da ideia de que não se deve acolher o autismo como uma patologia incapacitante, mas como uma maneira singular e inventiva de ser no mundo. Entende-se que as pessoas ditas autistas não apenas têm a possibilidade concreta e o direito de realizar uma prática artística, como têm muito a nos ensinar. Logo, não se trata de um projeto terapêutico. O objetivo da pesquisa é colaborar com a formação do futuro profissional das áreas da arte, da educação e da saúde, oferecendo ferramentas para que possa criar sua própria metodologia a partir das invenções dos sujeitos com os quais irá trabalhar. A tese dialoga com diferentes interlocutores dentre os quais Paulo Freire, Laurence Louppe, Maurice Merleau-Ponty, Michel Foucault e Fernand Deligny. Dentre os elementos fundantes dessa dança destacam-se a escuta, a espera, o silêncio, o desapego, o não voluntarismo, a curiosidade, o desejo, o respeito, a assunção de uma certa postura que abraça ética e estética. Postura esta que envolve abandonos, seja da pretensão de guiar o outro num certo sentido, seja da elaboração de projetos premoldados. Desse modo, será o profissional quem irá, em seu dia a dia com o outro, inventar, a cada passo, novos caminhos

Abstract: This thesis presents a reflection on improvised dancing, in particular in relation with autistic children and teenagers in Britanny (France). It has as a basis eightenn years of experience as a dancer in fields such as art, health and education. From accounts based on experiences with the participants, as well as their family members and other professionals in the fields of dance, education and mental health, this thesis looks to raise questions which are yet to be fully explored in the dance world and offer other ways to relate and connect to extraordinary people. In order to make this possible, one mustn¿t see autism as a crippling pathology but rather a singular and inventive way of being. In fact, autistic people have not only the concrete possibily but the right to engage in artistic practice and have themselves a lot to teach us. For this reason, my work is not meant to serve a therapeutic purpose. The goal of this research is to collaborate with the formation of future professionals in a multitude of fields such as the arts, education and health, offering basic elements from which professionals can develop their own method based on creations from the people with whom they will work. The thesis dialogues with different interlocutors, such as: Paulo Freire, Laurence Louppe, Maurice Merleau-Ponty, Michel Foucault and Fernand Deligny. Among the founding elements of this dance, stand out the hearing, the waiting, the silence, the disattachment, the unforcefulness, the curiosity, the desire, the respect and the assumption of a certain posture which envelops ethics and esthetics. It is a posture which revolves around letting go; both of the idea of guiding someone in a certain direction and of the elaboration of unoriginal projects. For this reason, professionals will be the ones to determine and create - through their personal experience with others - in each step, new paths
Subject: Dança
Autismo
Educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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