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Type: TESE DIGITAL
Title: Aprendizagem docente sobre a prática de ensinar e aprender matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade e escola
Title Alternative: Learning about pedagogical practice in mathematics on borderline community between university and school
Author: Hernandez Vasquez, Merca Luz, 1976-
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo narrar o processo de participação em uma comunidade fronteiriça denominada Grupo de Sábado, de professores que ensinam matemática, além de identificar e descrever suas aprendizagens resultantes desse processo. Adotamos o adjetivo fronteiriça, cunhado por Fiorentini (2013), para nos referir a um contexto de estudo, de discussão e investigação da prática de ensinar e aprender matemática que se situa na fronteira entre a escola e a universidade. Para atingir esses objetivos, o estudo se propõe responder à seguinte questão de investigação: Que histórias de aprendizagem percebem e contam professores que ensinam matemática sobre sua participação no Grupo de Sábado e sobre sua prática pedagógica em matemática na escola? Para fundamentar esta pesquisa, buscando compreender a aprendizagem desde uma perspectiva social, nos apoiamos na teoria da aprendizagem situada elaborada por Lave e Wenger (1991) e na teoria social de aprendizagem em comunidades de prática construída por Wenger (2001). Para realizar o estudo de campo, foram selecionados três professores que ensinam matemática na educação básica há mais de cinco anos e que participam do Grupo de Sábado há mais de dois anos. O material de análise é composto de entrevistas áudio-gravadas e posteriormente transcritas, e memórias das reuniões e gravações das interlocuções ocorridas durante os encontros de estudo e trabalho do grupo. Para a análise dos dados, utilizamos a análise narrativa (Bolívar et al, 2001; Galvão, 2005), que consiste em relatar um acontecimento experienciado por alguém ou pelo próprio investigador, em um espaço e período de tempo determinado. Percebeu-se que os professores ao se tornarem membros da comunidade assumiram uma postura de compromisso com ela. Dentro desse processo de participação produziram e (re)significaram conhecimentos da prática pedagógica em matemática, principalmente quando se tomava como objeto de problematização as práticas e os problemas enfrentados por eles na escola. Além disso, os professores tornaram-se mais sensíveis na gestão da sala de aula. Essa sensibilidade manifesta-se quando escutam e possibilitam que seus alunos se envolvam mais no processo de aprendizagem, ao realiza modificações no currículo, tornando o processo de avaliação da aprendizagem integral e incorporando a escrita como metodologia de ensino nas aulas de matemática

Abstract: This research aims to narrate the process of members participation in a borderline community that called Grupo de Sábado, identify and describe the situation learning produced from participation. We adopt the borderline adjective based on Fiorentini (2013) to refer the context of study, discussion and research that lies on the border between the school and the university. To achieve these goals the study aims to answer the research question: What stories of learning perceive and tell teachers who teach mathematics on their participation in the Grupo de Sábado and on their teaching math in school? In support of this research, seeking to understand the learning process from a social perspective we are based on the theory of situated learning developed by Lave, Wenger (1991) and Social learning theory in communities of practice built by Wenger (2001). To realize the field study, we selected three teachers who teach mathematics in elementary school for more than five years and take part in the Saturday Group, for more than two years. The analysis material consists of audio-taped interviews and transcribed, memories of meetings and recordings of dialogues during the study meetings and work of the group also make up the set of materials. To the process of analysis, we used the narrative analysis (Bolivar et al, 2001; Galvão, 2005), which is to report an event experienced by someone or by the investigator, in a space and given time period. Research has shown evidence of teachers to become community members took a compromise stance with her. Within this process share the learning are manifold, producing and redefining knowledge of school mathematics, especially when it takes as its object questioning the practices and problems faced by teachers in school. In addition, teachers have become more sensitive in classroom management, listening and allowing their students to be more involved in the learning process, making changes in the curriculum, making the process of evaluating the integral learning and incorporating writing in math class
Subject: Aprendizagem docente
Comunidades de prática
Narrativas
Aprendizagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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