Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253979
Type: TESE DIGITAL
Title: Projeto "Brincando com a Luz" na educação infantil
Title Alternative: Project "Playing with light" in the kindergarten
Author: Mandaji, Karina Calça, 1981-
Advisor: Megid Neto, Jorge, 1958-
Neto, Jorge Megid
Abstract: Resumo: Esta pesquisa explora as possibilidades de ensino e aprendizagem de fenômenos e conceitos no campo das Ciências da Natureza na Educação Infantil. Teve por objetivo desenvolver o Projeto "Brincando com a Luz" com crianças de 3 a 5 anos do Agrupamento III de um Centro Municipal de Educação Infantil em Campinas-SP. Procuramos tratar o seguinte problema de pesquisa: quais os conhecimentos construídos pelas crianças e como construíram esses conhecimentos, em especial, com base na argumentação? A partir dos conhecimentos prévios das crianças e de fenômenos luminosos interessantes para elas, iniciamos o Projeto pela questão: como enxergamos? Num conjunto de onze atividades didáticas, procuramos estimular as diferentes maneiras da criança se expressar, buscando ainda integrar conhecimentos do campo das Ciências com outras áreas de conhecimento. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa experimental sem grupo de controle. Os dados foram coletados a partir do diário de campo da professora pesquisadora, de gravação em áudio e vídeo das crianças realizando as atividades e discutindo coletivamente e de desenhos elaborados por elas. Como categorias de análise escolhemos a questão da argumentação no ensino e os conhecimentos (conceitos, procedimentos e atitudes) construídos pelas crianças no âmbito de Ciências e de outras áreas, que puderam ser avaliados através da produção final do livro do Projeto construído individualmente pelas crianças. Trabalhamos os seguintes conceitos e fenômenos: o que é luz; o movimento da luz; a sombra; a reflexão da luz; a visão; projeções espaciais e perspectiva. As crianças foram envolvidas em discussões significativas sobre os fenômenos observados e com respeito às suas interações com esses fenômenos. Puderam organizar as informações, levantar e testar hipóteses, concordar/ discordar dos colegas, reelaborar conhecimentos prévios, além de expressar modelos de pensamento sobre os fenômenos da luz. Foi possível trabalhar leitura e interpretação de textos; atitudes como respeito às diferentes opiniões; atenção ao que estava sendo dito tanto pelos colegas, quanto pela professora; e procedimentos como registrar as discussões, observar fenômenos e cuidados com os materiais utilizados. Percebemos um avanço nas relações estabelecidas pelas crianças sobre os conteúdos tratados, na mudança de atitudes ao ouvir o outro para refutar ou completar as ideias dos colegas e da professora e na obtenção de uma nova postura questionadora diante do estudo de fenômenos e do ato de conhecer

Abstract: This research explores the possibilities of teaching and learning phenomena and concepts in the field of Natural Sciences in Early Childhood Education. We aimed to develop the project "Playing with Light" with children 3-5 years of the grouping III of a Municipal Center for Child Education in Campinas-SP. We pursued the following research problem: what knowledge built by the children and how they built this knowledge, especially based on the argument? From the previous knowledge of children and interesting luminous phenomena for them, we started the project by the question of how we see? A set of eleven educational activities, we work to stimulate the different ways the children express themselves, seeking further integrate knowledge of the sciences field with other areas of knowledge. This research is characterized as an experimental research without control group. Data were collected from the diary of researcher teacher, recording audio and video of children performing the activities and discussing collectively and drawings prepared for them. We chose the reasoning matter in teaching and knowledge (concepts, procedures and attitudes) built by children as part of Sciences and other areas that could be assessed through the final production Project book built individually by children. We work the following concepts and phenomena: what is light; the movement of light; the shadow; light reflection; the vision; spatial projections and outlook. Children were involved in meaningful discussions on the observed phenomena and with respect to their interactions with these phenomena. Could organize information, raise and test hypotheses, agree / disagree with colleagues, reworking previous knowledge and expresses models of thinking about the phenomena of light. It was possible to work reading and interpreting texts; attitudes such as respect for different opinions; attention to what was being said by their colleagues, as the teacher; procedures and how to register the discussions, observing phenomena and care of the materials used. We realized a breakthrough in the relations established by the children on the treated contents, changing attitudes to hear the other to refute or supplement the ideas from peers and teacher and getting a new questioning attitude toward the study of phenomena and the act of knowing
Subject: Educação infantil
Ensino de ciências
Luz
Construtivismo (Educação)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mandaji_KarinaCalca_M.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.