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Type: TESE DIGITAL
Title: O Enem como indicador qualitativo do ensino : uma aplicação às questões de Física
Title Alternative: The Enem as a qualitative indicator of theaching : an application to Physics questions
Author: Marcom, Guilherme Stecca, 1990-
Advisor: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Abstract: Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem ganhando maior importância em nosso país, a partir dos novos usos da prova que ocorrem a partir da prova de 2009, em que o exame passou a ser utilizado como instrumento para a seleção de candidatos à cursos de nível superior gratuitos. As mudanças decorrentes dessa reformulação ampliaram os conteúdos cobrados no exame, modificando as características das questões que compõem as provas. A presença de conteúdos mais disciplinares possibilitou às instituições de ensino superior selecionar candidatos que possuíssem o perfil desejado pelas mesmas. Essas características disciplinares possibilitaram investigações sobre o desempenho dos alunos nas diferentes disciplinas que compõem as provas. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo identificar os erros mais comuns dos candidatos que se declararam concluintes do Ensino Médio, nos anos de 2009 a 2012, nas questões de Física que foram categorizados dentro do Objeto do Conhecimento: O movimento, o equilíbrio e a descoberta das leis da Física (OCF ¿ MELF). Para analisar os erros cometidos pelos candidatos utilizamos como fonte de dados os distratores (alternativas erradas) mais assinalados nas questões. Esses dados foram analisados sobre o referencial teórico dos trabalhos sobre resolução de problemas, tendo em vista que os itens (questões) do Enem podem ser interpretados como problemas a serem resolvidos pelos candidatos. Os referenciais metodológicos mais utilizados para esse trabalho são ferramentas estatísticas de análise de desempenho como também a análise escalar sobre os resultados. Nossos resultados indicaram que os erros mais comuns cometidos pelos candidatos nos itens de Física estão associados as concepções não científicas e a linguagem matemática presente nos conteúdos do OCF ¿ MELF. Com base nesses resultados acreditamos que o Enem, associado à metodologia de analisar os distratores preferenciais pode propiciar ao professor da educação básica uma quantidade de informações sobre os conceitos assimilados (ou não) pelos estudantes, contribuindo assim para a melhoria do ensino em todas as áreas do conhecimento de Física

Abstract: The National Secondary Education Examination (Enem) is currently an examination of undeniable importance in our country, the expansion of its importance is linked changes taking place in the race in 2009, when the survey started to be used as a tool for selection of candidates for free college courses. The changes resulting from this reformulation generated an expansion in the contents collected in the survey, but mainly on the characteristics of items that make up the evidence. The presence of more subject content enabled college institutions to select candidates possessing the desired the same profile. These features made possible disciplinary investigations on the performance of students in different disciplines that make up the evidence. Thus, this study aims to identify the most common mistakes of the candidates who have declared graduating from high school in the years 2009-2012, the items of physics that were classified within the Knowledge Object: movement, balance and the discovery of the laws of physics (OCF - MELF). To analyze the mistakes made by candidates use as a data source the distractors (wrong alternatives) more marked on the items. These data were analyzed on the theoretical work on problem solving, given that the items Enem can be interpreted as problems to be solved by the candidates. The methodological framework most commonly used for this work are tools performance analysis of statistics as well as analysis climb on the results. Our results indicated that the most common mistakes made by candidates in Physical items are associated non-scientific concepts and mathematical language present in OCF ¿ MELF contents. Based on these results we believe that the Enem, together with the methodology to analyze the preferred distractors can provide the teacher of basic education an amount of information about the assimilated concepts (or not) by students, thus contributing to the improvement of education in all areas Physics knowledge
Subject: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Avaliação
Física - Estudo e ensino
Erro
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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