Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253971
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação e cultura de tradição oral : um encontro com a pedagogia griô
Title Alternative: Education and oral tradition : a meeting with the pedagogia griô
Author: Dutra, Henrique Leonardo, 1986-
Advisor: Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Abstract: Resumo: Desenho nessas linhas um processo de pesquisa cujos esforços reportam-se a Pedagogia Griô e as práticas relacionadas aos Mestres e Mestras de Tradição Oral. Criada no Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô na cidade de Lençóis na Bahia, esta pedagogia integra cultura de tradição oral, ciência e mito em discursos, práticas educativas e políticas, no intuito de ressaltar a importância desses saberes na construção da ancestralidade e da identidade brasileira. Nesse projeto, desenvolvo uma análise qualitativa com base na observação participante, sobretudo por meio da leitura e organização de um banco de imagens composto por fotografia e vídeo. Alí minha ação e vivência concatenam-se com entrevistas e análises de documentos encontrados no Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô durante as duas incursões a campo: participação no curso de Formação em Pedagogia Griô em Lençóis (BA) e durante o projeto de extensão Ação Griô na Unicamp constituído pelos eventos Ciclos de Vivencias da Pedagogia Griô (2014) e Práticas de Extensão em Pedagogia Griô (2015). Esta pesquisa buscou problematizar o saber oral e o saber escrito, discutindo seu lugar político, a representação oral desse saber enquanto ciência e também sua amplitude nas formas de ensinar e aprender na contemporaneidade

Abstract: Drawing these lines a research process whose efforts relate to Pedagogia Griô and practices related to the Masters of Oral Tradition. Created on Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô in Lençóis in Bahia, this pedagogy integrates culture of oral tradition, science and myth in speeches, educational practices and policies in order to highlight the importance of this knowledge in the construction of ancestry and Brazilian identity. In this project, we develop a qualitative analysis based on participant observation, especially through reading and organizing an image database composed of photography and video. My action and experience concatenate with interviews and document reviews found on Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô during the two raids field: participation in the course of training in Griô Pedagogy in Sheets (BA) and during the extension project Ação Griô na Unicamp made up of the events Ciclos de Vivências da Pedagogia Griô (2014) and Práticas de Extensão em Pedagogia Griô (2015). This research sought to question the know oral and written knowledge, discussing his political position, oral representation of this knowledge as a science and also its breadth in the forms of teaching and learning in contemporary times
Subject: Tradição oral
Educação
Arte e educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dutra_HenriqueLeonardo_M.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.