Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253968
Type: TESE
Title: Mapeando trajetórias : os alunos do 1º Grupo Escolar de Campinas 'Francisco Glicério' entre os anos de 1928 a 1935
Title Alternative: Mapping trajectories : the school pupils of the 1st Group of Campinas 'Francisco Glicério' between the years 1928-1935
Author: Cason, Silvia Regina, 1966-
Advisor: Menezes, Maria Cristina, 1958-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como propósito investigar e traçar o perfil dos alunos do Grupo Escolar "Francisco Glicério", o primeiro grupo escolar de Campinas, no início do século XX, de forma a levantar informações sobre suas progressões escolares em suas passagens pela instituição. Dessa forma, buscou-se, inicialmente, apresentar, de forma breve um pouco da história da cidade, alicerçada em pesquisas já realizadas, a fim de contextualizar o local em que se deu a criação da escola em Campinas. Em seguida, a partir dos livros de matrículas, foram construídas amostragens com as quais são analisadas, ano a ano, as trajetórias de persistências e desistências daqueles meninos e meninas que não conseguiram concluir o ensino primário. Na sequência é dedicado um estudo sobre as trajetórias de sucesso dos alunos (meninas e meninos) que concluíram o curso no tempo determinado pela lei ¿ 4 anos, como também, aqueles que necessitaram de um pouco mais de tempo para chegar ao término. Por último, uma apreciação geral sobre o que foi investigado e os resultados encontrados

Abstract: This study aimed to investigate and profile of students of the School Group "Glicério Francisco", the first school group of Campinas, in the early twentieth century, in order to gather information on their school progressions in their tickets by the institution. Thus, we sought to initially present briefly some of the history of the city, based on previous studies in order to contextualize the place that did the development of the school in Campinas. Then, from the books of enrollments, with which samples are analyzed, year by year, the trajectories of dropouts and persistence of those boys and girls who did not finish primary school were built. Following is a dedicated study of the trajectories of success of students (girls and boys) who completed the course in time determined by law - 4 years, as well as, those who needed a little more time to reach the end. Finally, a general discussion about what was investigated and the results found
Subject: Grupo escolar
Arquivo escolar
Ensino primário
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cason_SilviaRegina_M.pdf5.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.