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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Programas de formação continuada para a rede pública do Estado de São Paulo : contribuições da Unicamp para a Secretaria de Estado de Educação
Title Alternative: Continuing education programs for the public school system in the State of São Paulo : Unicamp's contributions to the State Secretary of Education
Author: Arantes, Fernando Antônio, 1954-
Advisor: Lorenzato, Sergio, 1936-
Lorenzato, Sérgio Apparecido, 1936-
Abstract: Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, à Formação Continuada dos profissionais da Educação Básica da rede estadual de São Paulo, no âmbito dos Programas Teia do Saber e Curso de Especialização em Gestão Educacional, no período de 2002 a 2007. O estudo ora apresentado retoma as discussões acerca da Formação de Professores a partir dos anos 1990, enfatizando a Formação Continuada de Professores no contexto dos anos 2000, e o papel da UNICAMP enquanto Instituição Formadora, na execução de Políticas voltadas à formação continuada dos profissionais da Educação Básica. Por meio da análise de Relatórios de Avaliação elaborados por agências externas de avaliação, Relatórios de Avaliação produzidos pelas coordenações dos Cursos,depoimentos, anotações em diários, documentos da própria Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, dentre outros, foi possível constatara importância do trabalho realizado pela UNICAMP no tocante à Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica. No que concerne ao Programa Teia do Saber, os dados demonstraram que aproximadamente 85% dos professores que participaram do curso o avaliaram como Excelente ou Bom, retratando, portanto, em percentuais, as contribuições do curso às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. No que diz respeito ao Curso de Especialização em Gestão Educacional,constatou-se que as experiências de cunho teórico-metodológico repercutiram de forma positiva na prática profissional dos gestores que participaram do Curso, uma vez que estespassaram a refletir sobre a realidade e a ter postura mais crítica acerca das políticas públicas, além de ressignificarem as ações desenvolvidas enquanto gestores. O Curso contribuiu, ainda, para: a melhoria nas relações dos gestores com os docentes, alunos e comunidade em geral;o desenvolvimento de novos processos de ação-reflexão-ação;uma nova postura frente ao Projeto Político Pedagógico e ao Planejamento de ensino, dentre outros.

Abstract: In this work we analyze the contributions of the State University of Campinas - UNICAMP to the continuous formation of professionals involved in basic education within the public school network in the State of São Paulo, Brazil. The focus of the analysis is set on the programs Teia do Saber (Web of Knowledge) and Curso de Especialização em GestãoEducacional (Specialization Course in Educational Management) offered by UNICAMP between 2002 and 2007. We resume the discussions about the formation of teachers since the nineties, emphasizing the continuous formation of teachers through the program Formação Continuada de Professores (Continuous Formation of Teachers) since 2000 and th e role of UNICAMP as a forming institution executing policies directed to the continuous formation of professionals involved in basic education. The importance of the contribution of UNICAMP is evaluated based on evaluation reports of external agencies, reports of coordinators of the courses, testimonies, notes in diaries and documents of the State Secretary for Education of the State of São Paulo. From all those sources the importance of the work developed at UNICAMP in the continuous formation of professionals in basic educations could be verified. Concerning the program Teia do Saber, the data show that approximately 85% of the participating teachers evaluated the course as 'excellent' or 'good', thus reflecting in percentages the contribution of this course to the pedagogical practices applied in classroom. With respect to the program Curso de Especialização em Gestão Educacional we observe that the theoretical and methodological approaches of the experience reflected positively on the professional practices of the managers participating in the course, awakening in them a deeper thinking and a more critical view about public policies and reality. Our analysis reveals that the participants have been led to re-interpret their actions as managers, improving their relationship with teachers, pupils and external community, and developing new processes of action-reflection-action, assuming among other points, a new view of pedagogical policies and planning of education.
Subject: São Paulo (Estado). Secretaria da Educação
Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Políticas educacionais
Políticas públicas
Formação continuada
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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