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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: O "professor mediador escolar e comunitário" : uma mirada a partir do cotidiano escolar
Title Alternative: The "school teacher mediator" : an overview about the school routine
Author: Possato, Beatris Cristina, 1974-
Advisor: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo de abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a pesquisa etnográfica em uma escola pública estadual, de Campinas - SP. Partindo da aproximação com a realidade a ser investigada, conhecendo aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituem essa instituição, o intuito foi observar a inserção e atuação do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC) na escola investigada. Esse profissional representa a figura central de um programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), o "Sistema de Proteção escolar" (SPE), que tem como propósito amenizar as violências escolares. A pesquisa etnográfica propôs a compreensão das práticas, das funções, da formação, das ações educativas e dos sentidos do PMEC para esta instituição, analisando seu papel perante as violências escolares. A busca era, igualmente, de perceber as relações e a atuação deste profissional junto aos sujeitos da pesquisa, realizando entrevistas com representantes da SEESP, da equipe gestora, da equipe docente e discente, problematizando o desenvolvimento do SPE. Para alcançar esse intento, houve a permanência durante um ano letivo na escola, observando os sujeitos da pesquisa nos diversos espaços, como pátio, sala de aula, entre outros, além de acompanhar intensamente as atividades da PMEC. Para os registros dessa observação o diário de campo foi utilizado como instrumento principal e os documentos da escola, utilizados para complementar os dados do campo. A pesquisa etnográfica permitiu que múltiplas facetas do campo fossem desvendadas pouco a pouco e que as relações humanas naquela escola fossem observadas do ponto de vista dos sujeitos escolares. Foi possível constatar que o PMEC possuía uma condição de trabalho aviltante, que não lhe permitia construir sua função, assumindo vários papéis que não eram os seus. Ademais, assumia uma função mais punitiva, burocrática, do que mediadora. Havia um desmonte da coletividade na escola, dos espaços de trabalho coletivo e delegava-se a um único sujeito a responsabilidade pela convivência e pelas violências escolares. O absenteísmo dos professores e funcionários, a escola vista como uma organização burocrática, diversos problemas e descontentamentos, faziam parte da estrutura escolar. Estrutura essa, que demonstra uma política de aparência cuja preocupação principal seria responder à sociedade sobre os casos de violência destacados pela mídia e que efetivamente, não permite que um programa de Mediação de Conflitos escolares ou qualquer outro programa, que busque amenizar as violências escolares, seja bem sucedido.

Abstract: This search is a qualitative study and it has as ethnography research methodology referential a public school in Campinas - SP. The search tries to be as close as it can with the reality, to be investigated as to get to know the community where the school is and the people who are part of it. The intention with the observation was watch how the School Teacher Mediator (PMEC)* is integrated and acts in the investigated school. This position represents the central person in a program created by the Department of Education of the State of São Paulo (SEESP)*, the "School protection system" (SPE)*, it has the purpose to reduce the school violence. The ethnography research offer the understanding about the practices, the function, the formation, the actions about education and the PMCE senses for the institution analyzing how it acts against school violence. The investigation equally explores the relation and the action of the professional with the research subjects, making interviews with SEESP representants, the management team, teaching and student team, questioning the SPE's development. To achieve this purpose there was permanence at the school in a whole year, watching the research subjects in different spaces, like courtyard, classroom, among others, in addition to permanent follow of actives from PMEC. For the registration of this observation the daily field had been used as principal instrument and the school documents had also been used as a complementation of the field. The ethnography research allowed that multifaceted field in this area had been unveiled little by little and the humans relations in that school had been seen from the school subjects. After it was possible to show, that PMEC have degrading job conditions, that situation didn't allowed them to be able to do their function, so they had to assume different papers. Moreover, assume a function more punitive, bureaucratic than mediator. There was a division in the community school, in the collective work space and all the responsibility for the familiarity and for the school violence. The absence of workers and teachers, the view of the school as bureaucratic, several problems and discontentment were part of the school structure. Structure that shows a police that the principal worry is answer to the population about the managers conflicts showed up through the media and not allows a real Mediation conflict school program or any other kind of program, to reduce the school violence problems, it will be successful.
Subject: Violência escolar
Sistema de proteção escolar
Cotidiano
Etnologia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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