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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Cenários do ensino de matemática em escolas rurais da cidade de Tanabi, SP
Title Alternative: Scenarios of mathematics teaching in rural schools in Tanabi, SP
Author: Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa, 1981-
Advisor: Miorim, Maria Ângela, 1953-
Abstract: Resumo: Esta investigação, que utilizou a História Oral como método de pesquisa, conforme proposto por Garnica (2010), teve o objetivo central de estudar práticas de ensinar/aprender Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas rurais de Tanabi-SP, durante a segunda metade do século XX. As práticas de ensino de Matemática são entendidas neste estudo como relacionadas a "um grande conjunto, difícil de delimitar e que, a título provisório, pode ser designado como o dos procedimentos. São esquemas de operações e manipulações técnicas" (CERTEAU, 2004, p.109). Apresentado em quatro capítulos, o estudo contemplou, num primeiro momento, aspectos do surgimento das escolas rurais no município em sua relação com o movimento mais amplo de criação destas escolas no Estado de São Paulo. Em seguida, discutiu condições de funcionamento das escolas, dando especial atenção à formação dos professores e às práticas escolares. No terceiro capítulo, a atenção foi dedicada às práticas específicas no ensino da Matemática: na escrita de números, nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, e no trabalho com a tabuada. Nas considerações finais apresentamos algumas reflexões sobre as práticas de ensino de Matemática de nossos colaboradores, considerando, assim como Fiorentini (1995), que "cada professor constrói idiossincraticamente seu ideário pedagógico a partir de pressupostos teóricos e de sua reflexão sobre a prática" (p. 3). Nessas reflexões apontamos para apropriações da Matemática Moderna que se entrecruzam com pressupostos da Escola Nova

Abstract: This research, that used oral History as a research method, as proposed by Garnica (2010), has as its main objective of studying practices of teaching/learning Mathematics in the early grades of elementary schools in Tanabi-SP during the final years of the twentieth century. Teaching practices of Mathematics are understood - in this study - as related to "a large set that is difficult to define and, provisionally, may be designated as the procedures. Schemes are technical operations and manipulations" (CERTEAU, 2004, p.109). Presented in four chapters, the research tried to show, at first, some aspects of the establishment of rural schools in Tanabi, SP and its relationship with the wider movement for the creation of this type of schools in the State of São Paulo. We then discussed how these schools operated, paying special attention to the training of teachers and school practices. In the third chapter,attention was devoted to specific practice math, such as writing number in the four operations (addition, subtraction, multiplication and division), and the work with the multiplication tables. In the "Conclusion", we present some reflections on the practices of Mathematics teaching of teachers who were interviewed, considering, as Fiorentini (1995), that "each teacher builds idiosyncratically his pedagogical ideas from theoretical assumptions and their reflection on practice" (p.3). These reflections aim to appropriations Modern Mathematics assumptions that intersect with the fundamentals of the Brazilian movement called "New School"
Subject: Educação matematica - História
História oral
Escolas rurais
Matemática - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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