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Type: TESE
Title: O programa ler e escrever e o ensino de matemática nos anos iniciais da rede pública de São Paulo
Title Alternative: The reading and writing program and teaching of mathematics in the early years of the public São Paulo
Author: Ignácio, Cibele Madai Valderramas, 1980-
Advisor: Miorim, Maria Ângela, 1953-
Abstract: Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de abordagem histórica, que teve como objetivo investigar e analisar o processo de implantação do Programa Ler e Escrever, da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, em uma escola pública de Campinas/SP. Se por um lado, o programa surge como uma tentativa de melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual de São Paulo, por outro, a forma como os conteúdos e orientações curriculares para a disciplina de Matemática são apresentados, levou a questionamentos por um grupo de professoras polivalentes, atuantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, na referida escola. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: "Quais as diretrizes do ensino de Matemática propostas pelo Ler e Escrever e qual a sua recepção em uma escola estadual específica?". Para a compreensão desse processo, foi realizada uma análise histórica e documental sobre o Ler e Escrever enquanto política pública, buscando nos guias de orientações didáticas, coletâneas de atividades destinadas aos alunos, orientações curriculares, comunicados, resoluções e legislação publicadas em Diário Oficiais, compreender suas diretrizes e o contexto histórico do qual foi resultante; também foram entrevistadas cinco professoras e uma Coordenadora de Núcleo Pedagógico (PCNP), com o intuito de verificar como essa política pública foi pensada e como ela efetivamente tem ocorrido no cotidiano da escola. Buscamos nos estudos sobre Letramento e Numeramento, elementos indispensáveis para a organização curricular do ciclo de alfabetização, refletindo assim sobre as contribuições e desafios que o programa apresenta em relação ao ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fizeram parte de nossas investigações, as diretrizes preliminares do "Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais", o EMAI, que surgiu durante nossa pesquisa como um adendo ao Ler e Escrever. As análises realizadas ao longo do trabalho buscaram o diálogo entre as diferentes fontes e principalmente com a prática cotidiana dos professores na realidade da sala de aula. Verificamos que fatores como a descontinuidade das políticas públicas dos últimos trinta anos, a falta de diálogo entre as propostas estaduais e federais, as avaliações externas como forma de controle do trabalho docente e da aprendizagem do aluno, são alguns dos fatores que têm contribuído cada vez mais para o estreitamento curricular e priorização do ensino da Língua Portuguesa nos três primeiros anos do Ensino Fundamental em detrimento em relação à Matemática

Abstract: The present research it is a study of historical approach which aimed to investigate and analyze the deployment process of the "Programa Ler e Escrever" (Reading and Writing Program), of the State Department of Education of São Paulo, that took place in a public school in Campinas/SP - Brazil . On one hand, the program comes as an attempt to improve the quality of teaching in public schools in São Paulo. On the other, the way the content and the curriculum guidelines are made for the discipline of mathematics are questioned by a group of polyvalent teachers that work in the first three years of elementary school at the investigated school. The research was directed by the following question: "What are the guidelines proposed by the "Ler e Escrever" program for teaching mathematics and how is it¿s reception in a specific public school?". To understand this process, a historical and documental analysis was performed on the "Ler e Escrever" program, understood as a public policy, seeking in the guides of teaching orientations of the program: collections of activities for the students, curriculum guidelines, announcements, resolutions and legislations published in the Diário Oficial (Official Gazette), trying to understand the historical context from which the program was due; we also interviewed five teachers and one Professor Coordinator of the "Núcleo Pedagógico" (Pedagogical Center - PCNP), in order to see how this public policy was conceived and how it has actually occurred in the school routine. We sought studies about Literacy and Numeracy, which are indispensable elements for the curricular organization of the literacy cycle, reflecting on the contributions and challenges that the program provides regarding the teaching of mathematics in the early years of elementary school. The preliminary guidelines of the "Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais" (Mathematics Education in Early Years Project), the EMAI, that emerged during our research as an addendum to "Ler e Escrever" program, were also part of our investigations. The analysis was performed throughout the research, seeking the dialogue between the different sources and especially with the daily practice of teachers in the classroom reality. The disruption of the public policies of the last thirty years, the lack of dialogue between the state and the federal proposals, the external evaluations as a form of controlling the work of the teachers and the students¿ learning are some of the factors that have contributed increasingly more for narrowing the curriculum in the first three years of elementary school, prioritizing the teaching of Portuguese language instead of Mathematics
Subject: Políticas públicas
Ensino de matematica
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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