Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253908
Type: TESE
Title: Formação de professores e professoras de educação infantil no curso de pedagogia : estágio e pesquisa
Title Alternative: Teacher training and teachers of child education the course of pedagogy : internship and research
Author: Drumond, Viviane, 1970-
Advisor: Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa de doutorado investiga a formação de professores(as) de Educação Infantil no Curso de Pedagogia e tem como objetivo central analisar uma experiência de estágio na Educação Infantil, com uma turma de estudantes-estagiárias da Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema. Busca também problematizar as políticas públicas de formação de professores(as) para a primeira etapa da Educação Básica, na articulação com os movimentos sociais e feministas. Os cadernos de campo foram utilizados como principal ferramenta para o registro das observações do estágio e analisados com base nas categorias: professor(a)-família; professor(a)-professor(a); professor(a)-criança (políticas); professor(a)-crianças (pedagogia); criança-criança, com o olhar voltado para o espaço físico, as relações de gênero e étnico-raciais e as brincadeiras infantis. Além disso, aplicou-se um questionário e realizaram-se entrevistas com as estagiárias. O estudo aborda os saberes e os fazeres nas creches e nas pré-escolas e aprofunda e destaca a especificidade da docência com crianças pequenas, à medida que guarda distanciamentos com relação ao ensino escolar. A partir do olhar das ciências sociais, as crianças são vistas como protagonistas do próprio processo de formação, com direito de coletivamente produzir as culturas infantis. As análises evidenciam as lacunas presentes no projeto pedagógico curricular do curso de Pedagogia e permitem propor a arte ao lado das outras ciências da educação, para a formação de professores(as) de crianças pequenas. O estudo, que permitiu às estagiárias conhecer mais sobre as crianças e descrever e analisar o cotidiano das creches e das pré-escolas, destaca a importância dos estágios na formação de docentes e pretende contribuir com a formação de professores(as) de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na construção da Pedagogia da Infância de 0 a 10 anos

Abstract: This doctoral research investigates the training of Early Childhood Education teachers in the Course of Pedagogy and has the main purpose of analyzing an experience of internship in Early Childhood Education, among a class of female students/interns from the Federal University of Tocantins, campus of Miracema. It also seeks to problematize the public policies of teacher education for the first stage of Basic Education, in articulation with the social and feminist movements. The fieldwork notebooks, main tool used to write down the observations, were analyzed on the basis of the following categories: teacher-family; teacher-teacher; teacher-child (policies); teacher-children (pedagogy); child-child, taking a look at the physical ambience, gender and ethnic/racial relations and children at play. In addition, a questionnaire was applied and interviews were conducted with the female interns. The study deals with the teacher's knowledge and doing in the day-care centers and pre-schools, and also highlights and goes deep into the specific aspects of teaching aimed at young children, as it keeps a distance in relation to regular schooled teaching. From the perspective of the social science, children are seen as protagonists of their own formation process, with the right to collectively produce the so called children's cultures. The analyses make it clear that there are gaps in the pedagogical-curricular project of the Course of Pedagogy and they also allow the use of art, together with other sciences of education, in the training of teachers who will work with young children. The study, which allowed the female interns to get to know more about children and describe and analyze the everyday routine of day-care centers and preschools, is intended to contribute with the formation of Early Childhood Education teachers and the first years of regular schooling, in the construction of the Pedagogy of Childhood from zero to 10 years
Subject: Creches
Educação pré-escolar
Estagios
Pedagogia da infância
Cultura infantil
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Drumond_Viviane_D.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.