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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Hermas Gonçalves Aranapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent113f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleWittgenstein : a educação como um jogo de linguagempt_BR
dc.contributor.authorTorrezan, Marlenept_BR
dc.contributor.advisorArana, Hermas Gonçalves, 1945-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectWittgenstein, Ludwig, 1889-1951pt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar, através da filosofia da linguagem, a relação entre linguagem e educação como formação. Para tal análise será utilizado como instrumento o conceito de jogos de linguagem, proposto por Ludwig Wittgenstein, e a partir dele tentar-se-á estabelecer novas possibilidades de entendimento do conceito de educação e a multiplicidade de usos que dele se faz. É possível perceber que, na maioria das vezes, o que gera muitos dos problemas inerentes ao conceito de educação é seu uso equivocado. Portanto, é preciso ter clareza sobre o conceito em uso para que se possa estabelecer as regras condizentes com os objetivos específicos a serem alcançados. O conceito de educação como formação assume um papel especial na discussão, pois ele é apontado como uma variável, ou melhor, como um jogo de linguagem que, entre tantas possibilidades, tenta rever o conceito de educação em seu princípio gerador na cultura ocidentalpt
dc.description.abstractAbstract: This work has the objective of analyzing, through the Philosophy of Language, the relationship between language and education as fonnation. For such analysis it will be used as instrument the concept of language games, proposed by Ludwig Wittgenstein, and starting ITom rum will try to settle down new possibilities of understanding the education concept and the multiplicity of uses we make of him. It is possible to notice that, most of the time, what generates many ofthe inherent problems to the education concept is its mistaken use. Therefore, it is necessary to have c1arity on the concept in use, so that is possible establishing the correspondent mIes with the specific objectives to be reached. The education concept as fonnation assumes a special role in the discussion, because it is aimed as a variable, or better, as a language game that, among so much possibilities, it tries to review the education concept in its generating beginning in the westem cultureen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.citationTORREZAN, Marlene. Wittgenstein: a educação como um jogo de linguagem. 1998. 113f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253894>. Acesso em: 24 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1996-06-19T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-24T03:36:24Z-
dc.date.accessioned2018-07-24T03:36:24Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T03:36:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Torrezan_Marlene_M.pdf: 6551325 bytes, checksum: 1e9accb80272b88d9ebb67a8be3e17b5 (MD5) Previous issue date: 1998en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253894-
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