Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador : Dermeval Savianipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent[146]f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAs condições subjetivas e objetivas do trabalho docente : um estudo a partir do ensino de historiapt_BR
dc.contributor.authorBasso, Itacy Salgadopt_BR
dc.contributor.advisorSaviani, Dermeval, 1944-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAlienação (Filosofia)pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho docente, articulando as condições subjetivas e as condições objetivas de trabalho enfrentadas pelos professores. A partir do ensino de História, são apresentadas e discutidas, tanto as condições sócio-econômicas e culturais dos docentes e sua formação teórica, quanto as suas condições efetivas de trabalho que lhes impõem circunstanciais de alienação. A interpretação do trabalho docente foi empreendida através das categorias significado finalidade dessa atividade fixada oficialmente e sentido do trabalho realizado pelo professor. A ruptura entre o significado do trabalho docente e o sentido pelo qual o professor realiza, torna o seu trabalho alienado, comprometendo ou descaracterizando a atividade docente. Sustenta-se a tese de que a transformação da prática pedagógica não depende apenas da mudança de concepções teÓricas, mas, também, das modificações das condições objetivas de trabalho do professorpt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.citationBASSO, Itacy Salgado. As condições subjetivas e objetivas do trabalho docente: um estudo a partir do ensino de historia. 1994. [146]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253876>. Acesso em: 19 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMetodologia de Ensinopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1994-09-08T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-19T13:13:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-19T13:13:01Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T13:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Basso_ItacySalgado_D.pdf: 6094953 bytes, checksum: 0ed9bc073239b3484877f1aa8ca63d50 (MD5) Previous issue date: 1994en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253876-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Basso_ItacySalgado_D.pdf5.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.