Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253874
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent258f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleHistoria e historiografia : as escritas recentes da historia da educação brasileira (1971-1988)pt_BR
dc.contributor.authorBarreira, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.advisorSanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-pt_BR
dc.contributor.advisorGamboa, Silvio Ancizar Sanchez, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - Brasil - Historiografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, o autor investiga um conjunto de dissertações de mestrado e teses de doutoramento dedicadas à história da educação brasileira, defendidas e aprovadas, entre 1971 e 1988, nos Programas de Pós-Graduação em Educação, todos eles localizados na região Sudeste do País (UNICAMP, PUC/SP, USP, UFSCar, UNIMEP, UFMG, UFRJ, UFF, PUC/RJ e .IESAE), com o objetivo de verificar que concepções da história e da ciência da história são privilegiadas nessa produção. Partindo do pressuposto de que a concepção que o historiador tem da história (da história como resgestae) pode ser buscada na sua prática científica - na sua forma de fazer história, portanto -, o autor tem a sua atenção voltada para o saber fazer dos historiadores da educação brasileira formados pelos Programas de PósGraduação em Educação, buscando apreender, através da análise das suas escritas da história - materialização desse saber fazer -, a forma como a relação entre história e historiografia é por eles concebida. A análise que o autor nos apresenta dessa produção historiográfica incide sobre os seguintes aspectos: (a) as temáticas exploradas; (b) os períodos históricos focalizados e os critérios de periodização adotados; (c) as interrogações feitas à história da educação brasileira e as modalidades de explicação histórica que essas interrogações sugerem; (d) o manejo das fontes e a importância metodológica atribuída ao contexto no processo de construção do conhecimento histórico sobre a educação brasileira. Uma vez realizada a crítica do saber fazer desses historiadores da educação brasileira, o autor volta-se para as visões da história que dele emergem, concluindo, assim, a exposição do seu trabalho de pesquisapt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.citationBARREIRA, Luiz Carlos. Historia e historiografia: as escritas recentes da historia da educação brasileira (1971-1988). 1995. 258f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000084479>. Acesso em: 3 abr. 2017.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1995-03-17T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-04-03T15:01:52Z
dc.date.available2017-07-18T13:10:33Z-
dc.date.accessioned2017-04-03T15:01:52Z
dc.date.accessioned2017-07-18T13:10:33Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-03T15:01:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barreira, Luiz Carlos.pdf: 14326922 bytes, checksum: d21918802b37b3df6c4af9d81e0e0d6a (MD5) Previous issue date: 1995en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-18T13:10:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barreira_LuizCarlos_D.pdf: 14326922 bytes, checksum: d21918802b37b3df6c4af9d81e0e0d6a (MD5) Previous issue date: 1995en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253874
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Barreira_LuizCarlos_D.pdf13.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.