Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253868
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Condutas sexuais e atitudes que constituem fatores de risco para gravidez não desejada e AIDS em estudantes universitarios : um desafio para a educação sexual
Author: Diaz Montenegro, Maria Margarita
Advisor: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-
Abstract: Resumo: Os jovens estão enfrentando um aumento dos riscos relacionados à vida sexual: a gravidez indesejada e a AIDS. Para prevenir estes problemas é necessária a implementação de estratégias educativas que considerem as características da população alvo. O objetivo deste trabalho foi conhecer os padrões de comportamento sexual, uso de anticoncepcionais, e conhecimento dos modos de transmissão da AIDS, entre estudantes iniciando a carreira universitária. Os resultados, baseados nas respostas de 735 alunos, mostraram que os estudantes têm um nível adequado de informação mas um comportamento incoerente com esse conhecimento. A análise dos resultados foi feita tendo em vista o marco teórico de David Ausubel, e a conclusão foi que, na população estudada, não aconteceu aprendizagem significativa, ou seja, os estudantes têm a informação porém não a utilizam. O desafio, a partir desta análise, é conseguir que as informações sejam internalizadas, ou seja, conseguir a aprendizagem significativa através de um programa educativo que inclua a sexualidade de uma maneira integral e como um elemento positivo na vida e no desenvolvimento das pessoas; uma educação sexual que vise, não só a prevenção, mas a saúde sexual

Abstract: Young people are facing a rise in the risks related to sexual life, particularly unwanted pregnancy and AIDS. Educational strategies which take into account the characteristics of the target population are necessary to prevent these problems. The objective of this study was to learn about the sexual behavior, contraceptive use, and knowledge of AIDS transmission among students entering the university. 735 students responded to a structured questionnaire prepared for this study. The results showed that they have adequate information, but their behavior is incongruent with their leveI of knowledge. The theoretical framework of David Ausubel was used to analyze the results. The conclusion drawn was that in the study population, significant learning did not occur because although students had adequate information they did not use it. The challenge is to promote meaningful learning where information is both internalized and used. Educational programs should present sexuality in a comprehensive manner and as a positive element in an individual's life and personal development sexual education should be aimed not only at prevention, but at promotion of sexual health
Subject: Jovens - Comportamento sexual
Estudantes universitários - Comportamento sexual
Gravidez
AIDS (Doença)
Anticoncepcionais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
DiazMontenegro_MariaMargarita_M.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.