Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Sergio Apparecido Lorenzatopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent210f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA medida e a criança pre-escolarpt_BR
dc.contributor.authorMoura, Anna Regina Lanner de, 1945-pt_BR
dc.contributor.advisorLorenzato, Sergio, 1936-pt_BR
dc.contributor.advisorLorenzato, Sergio Apparecidopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectMediçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Linguagem pre-escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho estuda as ações de medir de crianças pré-escolares, em situações interativas de ensino, em que são submetidas a situações-problema que envolvem a necessidade de medir o espaço unidimensional. A metodologia fundamenta-se numa perspectiva etnográfica com enfoque participativo. O estudo se baseia numa análise interpretativa das noções que são manifestas em episódios de ensino, transcritos de registros videográficos das atividades de ensino e pesquisa. Para a elaboração das atividades considerou-se a gênese da medida unidemensional e para a análise interpretativa, aspectos matemáticos e aspectos educacionais com enfoque na teoria sócio-histórica. Da análise dos episódios, ficou evidenciado como as crianças elaboram os três aspectos que, constituem a idéia matemática da medida: a seleção da unidade de medida, a comparação da unidade com a grandeza a ser medida, e a expressão numérica da comparação. Foram levantadas, também, conjecturas sobre possíveis contribuições de elementos educacionais e de elementos emergentes da estrutura da atividade na formação dos processos de medirpt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Anna Regina Lanner de. A medida e a criança pre-escolar. 1995. 210f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253867>. Acesso em: 19 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMetodologia de Ensinopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1995-02-23T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-19T22:16:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-19T22:16:59Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T22:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moura_AnnaReginaLannerde_D.pdf: 10849323 bytes, checksum: c96619b93213e819326830dae517640d (MD5) Previous issue date: 1995en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253867-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Moura_AnnaReginaLannerde_D.pdf10.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.