Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253859
Type: TESE
Title: Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar
Author: Farias, Itamar Mazza de
Advisor: Noronha, Olinda Maria, 1946-
Abstract: Resumo: A Tese teve corno objeto de estudo o resgate do sentido do trabalho corno princípio educativo na educação escolarizada. Mostrando a existência de certa controvérsia entre os educadores brasileiros que nas últimas décadas têm se preocupado com a relação trabalho-educação, bem corno, a controvérsia nos discursos acadêmicos acerca do conhecimento a ser transmitido à classe trabalhadora. Em Marx e Engels ressaltou-se alguns aspectos do trabalho corno princípio educativo, na concepção destes autores que mesmo, não tendo eles escrito urna obra expressamente pedagógica, apresentaram, no entanto, urna dimensão pedagógica nessa obra com a preocupação demonstrada com a educação do trabalhador. E Gramsci que sendo educador sem ser pedagogo, mostra no seu discurso a dialética da construção teórico-prática de um saber da e para a classe trabalhadora. Já Manacorda que faz as suas mediações nos autores acima, evidencia as contradições do grande desenvolvimento científico o qual separa a ciência do trabalho e a grande defasagem da formação escolar. O estudo ressaltou a importância de se dotar os trabalhadores de saber, não de qualquer saber, porém, de um saber instrumentalizado, a fim de estarem conscientes de sua contemporaneidade e poderem participar democraticamente do seu tempo. Contribui o estudo para urna análise crítica do momento histórico vivido pela educação brasileira onde o fracasso educativo em grande parte tem se revelado pelo corte que se tem feito entre o saber ensinado na escola e a experiência de vida dos educandos
Subject: Trabalhadores - Educação
Menores - Emprego
Formação profissional
Ideologia e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Farias_ItamarMazzade_D.pdf8.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.