Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcia Regina Ferreira de Britopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent250p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolarpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Dione Lucchesi de, 1946-pt_BR
dc.contributor.advisorBrito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Buscando investigar questões relativas a confronto ou cooperação entre as propriedades matemáticas utilizadas nos procedimentos adquiridos na prática e nos procedimentos escolares e o nível de atrelamento dos instrumentos matemáticos ao contexto, escolar ou não, que os originou, foi realizada a pesquisa que está contida nesta tese. Tendo como sujeitos 37, jovens e adultos, alunos do primeiros semestre de um curso supletivo munícipal da cidade de São Paulo foram utilizadas as técnicaS de observação de sala de aula, entrevistas e análise documental. Conclui-se que pessoas cuja inserção social lhes possibilite exercer atividades com maior autonomia econômica demonstram, em aula, ter construído mediadores matemáticos mais elaborados. Outro ponto constado foi que a lógica das tarefas escolares difere daquela que rege as atividades práticas, exigindo uma constante negociação entre professor e aluno para que a aprendizagem da Matemática ocorra. Além disso, verificou-se também que o conhecimento matemático oriundo da prática nem sempre é solidário com o conhecimento escolar, muitas vezes parecendo, aos alunos, contraditóriopt
dc.description.abstractAbstract: The research set forth in this thesis attempted to investigate problems relative to the opposition or cooperation between the mathematical properties used in procedures acquired in pratice and in hool procedures and, the degree of linking of the mathematical instruments in the context, scholastic or not, ITom which they originated. With 37 young people and adults, student of the first semester of the municipal supplementary course in the city of São Paulo, the techniques of observations in class, interviews, and documental analysis were used. We concluded that people whose social place makes it possible to carry out activities with greater economic autonomy show, in class, that they have constructed more elaborate mathematical mediators. Another point noted was that the logic of school work differed ITom that which governed the practical activities, requiring a constant negotiation between the teacher and the student in order that the learning of Mathematic might occur. Besides this, its was also found that mathematical knowledge originating ITom pratice is not always solidary with school knowledge, often seeming to the student to be contradictoryen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253858>. Acesso em: 19 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1995-04-17T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-20T01:28:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T01:28:26Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T01:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carvalho_DioneLuccheside_D.pdf: 14537893 bytes, checksum: 1b77b13628ad3fb5dbe257313e13a522 (MD5) Previous issue date: 1995en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253858-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_DioneLuccheside_D.pdf14.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.