Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253851
Type: TESE
Title: O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
Author: Romano, Eliane Palermo
Advisor: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-
Abstract: Resumo: Partindo de pressupostos básicos das concepções construtivistas da aprendizagem e do ensino, buço neste trabalho focalizam como vem sendo tratados o erro e a correção, em saldas de aula que orientam suas práticas baseadas na concepção construtivistas, propondo ao final, mudanças de práticas. Numa abordagem de pesquisa qualitativa, procuro através do estudo de caso, conhecer a prática desenvolvida na sala de aula, convivendo e observando o dia a dia dessa prática, de modo a verificar essa atuação um pouco além do que é concebido e dito teoricamente pelos educadores em questão, e um pouco além do que é informado e registrado nos planos e documentos da Escola. Discuto algumas questões, para se repensar o erro e a correção na prática escolar. Questões como: O que significa errar na prática escolar? Qual o papel do erro e da correção na construção de conhecimentos? Que tipos de erros o aluno faz? Todos os erros são iguais? Por que o aluno errou? O que pensam os alunos e os professores sobre o erro? O que pensam os alunos e os professores sobre a correção? Os alunos tem medo de errar? Por que? Os alunos gostam de corrigir? Por que? Quais são as práticas de correção emprestadas? Como a correção dos trabalhadores, provas, lições de casa, atitudes de conhecer, tem contribuído para provocar mudanças no desenvolvimento do aluno? A correção tem apenas constatado a situação do aluno, isto é, se ele ¿sabe ou não¿? Como a correção vem interferindo na auto-percepção e auto estima do aluno? Que instrumentos o professor tem utilizado para a correção? Que intervenções o professor tem feito para conhecer as concepções do aluno e identificar porque o aluno erro? Qual a importância da interação na suspensão do erro? Há uma metodologia específica para lidar com o erro e a correção?
Subject: Erro
Estudantes do ensino de primeiro grau
Estudantes - Avaliação
Construtivismo (Educação)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Romano_ElianePalermo_M.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.