Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253845
Type: TESE
Title: Os modos de pensar do professor : buscando compreende-los a partir de contextos interativos
Author: Almeida, Nancy Vinagre Fonseca de
Advisor: Duran, Alvaro Pacheco, 1941-
Abstract: Resumo: No presente estudo, procuramos analisar os modos de pensar de uma professora sobre as situações de ensino-aprendizagem por ela vivenciadas e expressos pelas suas ações verbais no decorrer de uma série de sessões de discussão com a pesquisadora. A partir das falas das participantes, dois sistemas classificatórios foram construídos para investigação das operações de análise, na medida em que compreendemos tais operações como reveladoras dos modos de pensar. O primeiro sistema foi estruturado em classes e subclasses de ação verbal e classes de conteúdo a elas relacionadas, e o segundo sistema representa os níveis de abstração lógico-verbais das operações de análise. o resultado da análise quantitativa das operações de análise, a partir das ações verbais, indicou-nos grande estabilidade das mesmas para ambas as participantes durante o processo interativo ocorrido, com destaque às Falas Descritivas da professora e às Falas Reguladoras do Diálogo da pesquisadora. Ao considerarmos o aspecto qualitativo das ações verbais da professora, principalmente de suas Falas Descritivas e proposicionais, verificamos que houve mudança em suas concepções sobre ensino-aprendizagem. A professora não apenas passou a propor formas de ensino alternativas, que se caracterizavam por propiciar uma participação mais ativa dos alunos na construção do conhecimento, como sua implementação também tornou-se mais freqüente. Ao compararmos os resultados dos níveis abstrativos das operações de análise da professora e pesquisadora, vimos que enquanto a professora apresentou freqüências bem mais altas e constantes para as relações que caracterizam um modo de pensar que se aproxima do que Luria (1988) denominou de "consciência sensível" (relações baseadas em suas experiências concreto-imediatas), a pesquisadora indicou um modo de pensar mais próximo à "consciência racional" (relações lógico-verbais). Dois resultados devem ainda ser ressaltados sobre os níveis abstrativos das operações de análise da professora: aumento de freqüência no estabelecimento de relações ao longo do processo interativo e extinção das relações caracterizadas pela falta de consistência lógica, resultados esses que sugerem urna evolução em sua capacidade analítica. Os resultados possibilitaram-nos verificar também as seguintes relações: a) entre nível abstrativo e tipos de enlaces entre classes subclasses de conteúdo, ou seja,quanto maior o nível abstrativo mais complexos os enlaces relacionados, e b) entre classes de ação verbal e níveis abstrativos, ou seja, níveis mais altos de abstração estiveram principalmente inseridos nas Falas Avaliativas da professora e níveis mais baixos de abstração apareceram mais freqüentemente vinculados às suas Falas Descritivas. Na discussão dos resultados procuramos, com base nos enfoques teóricos do conflito sócio-cognitivo e do sócio-interacionismo, apontar aspectos das trocas interativas que possam ter facilitado ou dificultado as operações de análise da professora

Abstract: In the present study we attempted to analyse a teacher' s ways of thinking about the teaching situations she experienced, as expressed by the teacher's verbal actions during a series of discussion sessions with the researcher. Two classificatory systems were constructed from the participants' utterances, in order to investigate their operations of analysis, which we considered as revealing their ways of thinking. The first systems comprised classes and subclasses of verbal action, and classes of content related to the former. The second system represents the degrees of logical-verbal abstraction of the operations of analysis. A quantitative analysis of the operations of analysis evidenced high stability of these operations for the two participants during the interactive process. This was specially true for the Descriptive utterances of the teacher and for the. Dialogue Regulation utterance of the researcher. considering the qualitative aspect of the teacher's verbal action, mostly her Descriptive and Prepositional utterances, we verified a change in her conceptions About teaching and learning. The teacher carne to propose alternative ways of teaching, involving a more active participation of the students in the process of knowledge construction, and she also implemented these ways of teaching more frequently. with regard to the abstractive degrees of the operation of analysis, we found that the teacher showed high and constant frequencies of relations that approach what Luria (1988) called "sense consciousness" (relations based in her concrete- immediate experiences), whereas the researcher indicated a way of thinking closer to the "rational consciousness" (logical-verbal relations). The teacher also showed an increase along the interactive process in the frequency of relations' establishment, and an extinction of relations without logical consistency. These later results suggest a development in her analytical capability. The results also permitted to verify the following relations: a) between abstractive degree and type of articulation among classes and subclasses of content, i.e. as the abstractive degree increased, the related articulations become more complex, and b) between classes of verbal action and abstractive degrees, i.e. higher degrees of abstraction were fond mostly in the teacher's Evaluative utterances, nod lower levels of abstraction appeared more frequently related to her Descriptive utterances. In the discussion of the results we attempted, based on the theoretical approaches of the socio- interactions and socio-cognitive conflict, to point to aspects of the interactive exchanges that may have facilities or hindered the teacher's operations of analysis
Resumé: Dans cette etude nous avons essayé d'analyser lês façons de raisonner d'un professeur apropos des situations d'enseignement-apprentissage vécues par lui et exprimés par ses actions verbales au cours d'une série de discussions avec le chercheur. A partir du discours des participants, deux systemes de classement ont été construits à fin d'investiguer les opérations d'analyse, dans Ia mesure ou nous comprenons de telles opérations comme étant révélatrices de leurs façons de penser. Le premier systeme a été structuré en classes et sous-classes d'action verbale et en classes e contenus qui avaient des relations ave celles, et lê deuxieme systeme représente les niveuax d'abstraction logico-verbaux des opérations d'analyse. Le résul tat de I' analyse quanti tati ve des opérations d'analyse, à partir dês actions verbales, nous amontré une grande stabilité de celles-Ià pour les deux participants pendant le processus intéractif qui a eu lieu, surtout en ce qui concerne les Discours Descriptifs du professeur et Le Discours Régulateur du Dialogue du chercheur. Quand nous considérons l'aspect qualitatif des actions verbales du professeur, surtout son Discours Descriptif et propositionnel, nous vérifions qu' il y a eu un changement dansses conceptions d'enseignement-apprentissage. Lê professeur acommencé à proposer des façons d' enseignement aI ternati ves qui avaient Ia particularité de procurer une participation plus active des étudiants dans a construction de Ia connaissance. En outre, l'utilisation de ces nouvelles façons d'enseignement est devenue plus fréquente. Quand nous avons compare les résultats des niveaux abstractifs des operations d'analyse du professeur et du chercheur, nous avons observé que le professeur a présenté des fréquences plus eleves et plus habituelles pour les relations qui caractérisent une façon de penser qui s' approche de ce que Luria (1988) a nommé "conscience sensible" (des relations basées surlês xpériences concréto-immédiates), et lê chercheur aindiqué une façon de penser plus proche de la "conscience rationnelle" (relations logico-verbales). Deux résul tats, ã propos des niveaux abstractifs des opérations d'analyse, doivent encore éter mis en évidence: l'augmentation de fréquence dans l'établissement des relations au cours du processus intéractif et l'extinction des relations caractérisées par le manque de consistence logique. Ces résultat uggêrent une évolution de sa capacité analytique. Les résultats nous ont aussi permis de verifier les relations suivantes: a) entre le niveau abstractif et les types d'enlacement entre classes/sous-classes de contenu, c'est-à-dire, plus grand le niveau abstractif, plus complexes les enlacements mis en rapport, et b) entre classes d'action verbale et dês niveaux abstractifs, c'est-ã-dire, dês niveaux plus eleves d'abstraction ont été insérés, surtout dans les Discours Évaluatifs du professeur et des ni eaux plus bas d' abstraction ont apparu plus fréquemment liés aux Discours Descriptifs. Dans notre discussion des résultats, basés sur les approches du conflit socio-cognitif et du socio- ntéractionnisme, nous avons cherché à montrer des aspects des échanges intéractifs qui auraient pu rendre facile ou dificile les operations d'analyse du professeur
Subject: Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem
Professores e alunos
Educação de crianças
Cognição nas crianças
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_NancyVinagreFonsecade_D.pdf8.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.