Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Constança Marcondes Cesarpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent225f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA questão da educação e da identidade segundo Paul Ricoeurpt_BR
dc.contributor.authorVasquez Garrido, Sonia del Carmenpt_BR
dc.contributor.advisorCesar, Constança Marcondespt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectRicoeur, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.description.abstractResumo: O fio condutor deste trabalho é a questão da educação e da identidade. A reflexão sobre tais temas ampara-se nos textos do filósofo Paul Ricoeur, o qual nos conduz à compreensão do significado da constituição do si mesmo e nos mostra as suas diferentes abordagens hermenêuticas. Este trabalho pretende levar à compreensão da educação como um processo que se desenvolve na constante busca da verdade, em especial quando se trata da verdade pessoal, ou seja, da busca da própria identidade. A reflexão inicia-se com amediaçêio do simbolo, sua polissemia e riqueza que nos leva ao reconhecimento e à compreensão da identidade simbolizada. Mas o símbolo não basta, requer ser enriquecido com "o texto". É o texto narração como trama, como" sintese do heterogêneo" que nos leva ao reconhecimento da identidade subjetiva como identidade Narrativa. E nessa forma de linguagem revela-se a dialética da identidade: a identidade enquanto "idem" e a identidade enquanto "ipse". Na área da ética mostra-se o desdobramento da ipseidade, a dialética entre a ipseidade e a alteridade e a finalidade ética que atribuímos à educação. Apropriando-nos das palavras de Paul Ricoeur, podemos assinalar que o fim ético da educação é: "a vida boa com e para os outros em instituições justas"pt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.citationVASQUEZ GARRIDO, Sonia del Carmen. A questão da educação e da identidade segundo Paul Ricoeur. 1994. 225f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253842>. Acesso em: 19 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1994-12-05T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-19T22:04:35Z-
dc.date.accessioned2018-07-19T22:04:35Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T22:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VasquezGarrido_SoniadelCarmen_D.pdf: 9124987 bytes, checksum: 91e406d175f4996a6f2b623269bf20c4 (MD5) Previous issue date: 1994en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253842-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
VasquezGarrido_SoniadelCarmen_D.pdf8.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.