Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253842
Type: TESE
Title: A questão da educação e da identidade segundo Paul Ricoeur
Author: Vasquez Garrido, Sonia del Carmen
Advisor: Cesar, Constança Marcondes
Abstract: Resumo: O fio condutor deste trabalho é a questão da educação e da identidade. A reflexão sobre tais temas ampara-se nos textos do filósofo Paul Ricoeur, o qual nos conduz à compreensão do significado da constituição do si mesmo e nos mostra as suas diferentes abordagens hermenêuticas. Este trabalho pretende levar à compreensão da educação como um processo que se desenvolve na constante busca da verdade, em especial quando se trata da verdade pessoal, ou seja, da busca da própria identidade. A reflexão inicia-se com amediaçêio do simbolo, sua polissemia e riqueza que nos leva ao reconhecimento e à compreensão da identidade simbolizada. Mas o símbolo não basta, requer ser enriquecido com "o texto". É o texto narração como trama, como" sintese do heterogêneo" que nos leva ao reconhecimento da identidade subjetiva como identidade Narrativa. E nessa forma de linguagem revela-se a dialética da identidade: a identidade enquanto "idem" e a identidade enquanto "ipse". Na área da ética mostra-se o desdobramento da ipseidade, a dialética entre a ipseidade e a alteridade e a finalidade ética que atribuímos à educação. Apropriando-nos das palavras de Paul Ricoeur, podemos assinalar que o fim ético da educação é: "a vida boa com e para os outros em instituições justas"
Subject: Ricoeur, Paul, 1913-2005
Educação - Filosofia
Identidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
VasquezGarrido_SoniadelCarmen_D.pdf8.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.