Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253835
Type: TESE
Title: Incursões pela concepção de subjetividade do pensamento pedagogico de Paulo Freire : um esboço
Author: Bortolozo, Moacir
Advisor: Sigrist, José Luiz, 1934-
Abstract: Resumo: Este trabalho é eminentemente teórico. Procuramos evidenciar aqui a incongruência lógico-metodológica que perpassa pela ontologia e pela epistemologia do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Nesse sentido, analisamos especificamente a concepção de subjetividade que portam os conceitos diálogo e conscientização. Em nossa análise, mostramos que, tanto na ontologia como na epistemologia, a concepção de subjetividade de Paulo Freire é ambígua. Paulo Freire oscila entre uma concepção de subjetividade conforme o pensamento cristão e uma outra conforme o materialismo histórico-dialético. O que, a nosso ver, inviabiliza o rigor sistemático de seu pensamento pedagógico
Subject: Freire, Paulo, 1921-1997
Subjetividade
Educação - Filosofia
Epistemologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bortolozo_Moacir_M.pdf4.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.