Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253833
Type: TESE
Title: Meninos, a marcha!Meninas, a sombra : a historia do ensino da Educação fisica em Belo Horizonte (1897-1994)
Author: Sousa, Eustaquia Salvador de
Advisor: Avelar, Lucia Merces de, 1939-
Avelar, Lucia Merces
Abstract: Resumo: A história do ensino da Educação Física, em Belo Horizonte - de 1897 a 1994 - considerou os contextos mineiro e brasileiro e teve como categoria central de análise as relações de gênero. A compreensão do gênero implicou a inter-relação de símbolos culturais, conceitos normativos, instituições e organizações sociais e da identidade subjetiva dos sujeitos masculinos e femininos. Tendo os credos e as classes sociais como fatores que interferem nas relações de gênero, o estudo contemplou quatro escolas públicas de 10 e 20 Graus e três particulares, sendo duas católicas e uma metodista. Contemplou, ainda, uma escola de Educação Física, buscando compreender as relações de gênero no ensino para o ensino da Educação Física. Os documentos escritos, orais e iconográficos revelaram que a escola vem mantendo a separação e a hierarquização entre homens e mulheres, através de diferentes mecanismos. E a Educação Física - ao determinar turmas separadas por sexo, conteúdos diferenciados para homens e mulheres, professor para alunos e professora para alunas e ao caracterizar sexualmente os gestos, entre outras normas explicita valores sacralizados pelo patrimônio cultural da nossa sociedade. Tais valores são articulados e orientados por um sistema de instituições e organizações que inclui, especialmente, o Estado, a Medicina, o Exército, a Igreja Católica, a Família e a Indústria cultural. A ação pedagógica da Educação Física, contribuindo para a coisificação do corpo, participa da construção social dos sujeitos masculinos e femininos e da castração do sentido de totalidade corpo dos sujeitos - homens e mulheres. A história construída, ao mesmo tempo em que mostra sinais de perpetuação das relações de gênero hierarquizadas, com dominação masculina, revela, também, lentas mudanças, nessas mesmas relações, e, ainda, as resistências por elas geradas
Subject: Educação física - Belo Horizonte (MG) - Estudo e ensino - História
Educação física - Belo Horizonte (MG) - História - 1897-1994
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sousa_EustaquiaSalvadorde_D.pdf22.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.